sexta-feira, 31 de maio de 2013

Água Marinha

Água Marinha
A água-marinha é, junto com a esmeralda e o berilo, uma pedra do grupo mineral do berilo.

A água-marinha era considerada a pedra da sorte (talismã) de todas as pessoas que viviam do mar. Seu nome deriva do latim, significando água do mar, devido à semelhança de sua cor com esta.

Foi na ilha de Madagascar que esta pedra foi encontrada pela primeira vez, há muitos e muitos anos atrás, num passado remoto.

Suas cores vão desde um azul bem claro, azul esverdeado, azul celeste, até um azul escuro profundo. Normalmente, quanto mais azul e escura a pedra, mais valiosa esta será.

O Brasil é hoje o principal e mais importante país produtor de águas-marinhas, onde estas são encontradas principalmente nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Alguns outros países como Madagascar, Afeganistão, Rússia e Paquistão possuem também alguma produção.

Numa escala de 1 a 10, sua dureza é 7,5 , mostrando assim que a água-marinha é uma pedra bastante resistente.

Pessoas fãs de jóias grandes têm na água-marinha uma excelente opção : pedras grandes são relativamente comuns de serem encontradas, sendo que já encontraram-se cristais de água-marinha bruta de até um metro de comprimento, sem qualquer imperfeição. A maior de todas as águas-marinhas foi encontrada no Brasil, em Marambaia (Minas Gerais) no ano de 1920, e tinha 48,5 cm de comprimento, 42 cm de diâmetro e pesava nada mais nada menos do que 109 quilos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário