sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pérolas

Pérolas
Diferente de outras pedras preciosas, a pérola não é um mineral, mas sim uma gema orgânica, produzida por ostras ou mariscos marítimos, de água doce ou salgada. Surgem como defesa do molusco contra algum corpo estranho, por exemplo algum grão de areia. Uma substância chamada aragonita é então secretada em torno do corpo estranho e gradualmente vai se acumulando até formar uma pérola sólida. A luz ao refletir nestas camadas sobrepostas produz um brilho característico, denominado de Oriente pelos especialistas.
Nas pérolas cultivadas, denominadas em inglês de South Sea Pearls, um corpo estranho é introduzido propositadamente no molusco para iniciar a formação de uma pérola. É importantíssimo sabermos que elas não são uma imitação, mas sim um produto natural originado com a colaboração do homem. Tamanha é sua importância que atualmente as pérolas cultivadas constituem 90% do comércio total de pérolas.

As pérolas, quanto ao seu formato, são assim classificadas : esféricas são aquelas que tem a forma esférica perfeita e são as mais tradicionais. Semi-esféricas são aquelas pérolas com um lado esférico e o outro plano, parecendo uma pedra talhada em cabochon. Barrocas são todas as pérolas que são de formas irregulares. São também chamadas de pérolas Biwa, em homenagem ao lago de Biwa, no Japão, onde são cultivadas desde os anos cinquenta.

Toda pérola necessita de um cuidado especial para a sua conservação. Tanto sequidão exagerada como umidade lhe são prejudiciais (banhos com pérolas são proibidos!). São também muito sensíveis a produtos químicos. Na hora de limpar, passar somente um pano bem limpo é a melhor opção a ser utilizada. Os especialistas inclusive aconselham : "uma boa regra para cuidar delas é elas serem a última coisa que você põe quando se veste e a primeira que você tira quando chega em casa".

Numa escala de dureza de 1 a 10, as pérolas possuem dureza 3, no entanto são extremamente compactas, de forma que é difícil quebrá-las. Suas cores variam desde branca, branca com um toque de cor (frequentemente rosa), até marrom ou negra.

Os principais países produtores de Pérolas são orientais. Japão, China, Austrália e países da chamada Polinésia são alguns destes. O Brasil não produz pérolas.

As pérolas são apreciadas há cerca de 6000 anos, sendo que em 2500 A.C. já existia na China um importante comércio destas. Um motivo pelo qual sempre foram muito apreciadas é porque não exigem nenhum trabalho de lapidação : em seu estado natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário