sexta-feira, 28 de junho de 2013

TOPÁZIO IMPERIAL

TOPÁZIO IMPERIAL

Lado esquerdo, foto Joias Br. Lado direito, Topázio Imperial, foto da Joalheria H. Stern. Veja o bloco brasileiro que apresenta o topázio em estado bruto e lapidado em joia!
O Topázio tem brilho vítreo, com variação entre o transparente ao opaco, cor amarela, rosa, azul e incolor, sendo as mais comuns. Mas seus tons são surpreendentes: lilás, salmão, pêssego, vermelho-xerez. Suas substâncias corantes são o ferro e o cromo.
Traço branco, fratura concóide, irregular, clivagem perfeita (sensível à pressão). Encontra-se em placers, drusas e zonas de meteorização.
A Natureza já produziu cristais de topázio pesando mais de 250 quilos!
Fórmula: Al2 (F, OH)2 (Si O 4). Silicato de alumínio. D: 8. DR.: 3,5 - 3,6.
Localidades: O topázio imperial é uma das gemas mais belas e raras do mundo. É encontrado com exclusividade no Brasil em uma única mina em operação no Estado de Minas Gerais.
Topázio incolor, foto Companhia das Gemas.
Topázio incolor rutilado (lado esquerdo) e Topázio azul (London Blue; lado direito), ambas fotos da Companhia das Gemas.
A palavra topázio vem do grego Tópazos, nome de uma ilha do Mar Vermelho... Os gregos a conheciam como “topazion” e no latim era conhecida como “topaziu”...
O topázio imperial era comprado pelos egípcios que adoravam o poderoso Rá – Deus do Sol. A gema se tornou para eles um amuleto contra o mal, afastando a fraqueza, fortalecendo o intelecto, conferindo coragem e abrindo caminhos.
O topázio-azul é conhecido como a “gema da verdade”, pois tem conexão com o chackra da garganta e confere forças para exprimir até o que fosse mais difícil...
Um médico romano do século XV ficou famoso por ter curado milagrosamente muitas pessoas que pegaram a peste... O tratamento consistia em tocar as feridas com um Topázio que havia pertencido a dois papas, Clemente VI e Gregório II. O fato dessa pedra ter pertencido a dois pontífices deve ter aumentado a fé dos pacientes expostos a seus poderes curativos, ou realmente ela tinha poderes para a cura...
Analogias:
Dourada: inspira e estimula a mente superior e a alma, excelente nos traumas nervosos, exaustão ou cansaço mental. Energia: projetiva. Planeta: Sol. Signo: Leão. Elemento: fogo. Chakra: plexo solar. Tarô o Sacerdote.
Azul: calmante e inspirador, dá forças elétricas e magnéticas, contém clareza, pureza e ajuda na busca espiritual. Energia: receptiva. Planeta: Lua. Signo: Sagitário. Elemento: água. Chakra: laringe, terceiro olho.
Previne contra falsos amigos, feitiçaria e mau-olhado. Promove a paixão e alivia o medo, dá força e inteligência, magnetiza nosso ser, estimula clareza mental. Seu brilho diáfano nos favorece a alegria de viver e de enfrentar a vida com otimismo e fé no futuro.
Convém carregá-la no bolso e tocá-la em períodos de dúvida e incerteza para ajudar na tomada de decisões corretas. Dá forte ajuda no equilíbrio emocional, renascimento espiritual, acalma paixões, nervos, ódio, stress, raiva, depressão, ciúme e preocupações. Ajuda a regeneração dos tecidos.
Abaixo, série de 3 valores “Pedras Brasileiras – Portucale77” emitida em 19/11/1977 para comemorar a exposição filatélica ocorrida na cidade do Porto – Portugal... Os 3 selos com valor facial de R$ 1,30 cada, mostram: Topázio, Esmeralda e Água-marinha. RHM: C-1016/C-1018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário