sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Junior companies: o que é isso?

Junior companies: o que é isso?
Poucos sabem que as junior companies são empresas de pesquisa mineral que  mais acham jazidas minerais no mundo inteiro, adicionando trilhões de dólares à  economia dos países onde trabalham.
Essas empresas empregam e contratam a grande maioria dos profissionais  ligados à pesquisa mineral e subcontratam a maioria das empresas prestadoras de  serviços como sondagens e laboratórios de análises químicas. Foram as junior  companies que fizeram as descobertas minerais mais relevantes da década no  Brasil. Minas de ouro, ferro, cobre e outros metais e materiais que estarão  entrando em produção nos próximos anos.
E tudo com capital próprio sem ter que recorrer ao dinheiro dos  contribuintes.
Infelizmente o papel das junior companies é desconhecido por muitos e as  funestas consequências decorrentes dessa ignorância atinge, no Brasil, os mais  altos escalões do Governo.
Um exemplo assustador de que as Junior companies não tem a mínima importância  para muitos burocratas do alto escalão do Governo ocorreu há poucos dias em uma  reunião no Palácio do Planalto onde participavam a Ministra-Chefe da Casa Civil  Gleisi Hoffmann, o Secretário do MME, Carlos Nogueira e Roberto Ventura Santos,  entre outros. Em um dado momento alguém perguntou quanto as junior companies  gastam por ano em pesquisa mineral.  A resposta foi: quinhentos milhões de  dólares por ano. Foi quando o Roberto Ventura, de bate-pronto responde “dá esse dinheiro para a CPRM” e esquece as juniors.
Não foi um “zé-ninguém” que desprezou, com essa frase irresponsável, o trabalho  de milhares de profissionais que hoje tem o seu emprego ameaçado. Para podermos  entender a relevância desta frase, que pode condenar o setor de pesquisa mineral  do Brasil ao desaparecimento e aposentar centenas de empresas pequenas de  mineração e seus funcionários é importante dizer que o Sr. Roberto Ventura é  Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, mestre em Geologia Econômica e  Prospecção e doutor em Geofísica.


Publicado em: 30/8/2013 12:10:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário