sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Topázio Imperial

Topázio Imperial








A fórmula química é do topázio Al2[(F,OH)2SiO4] , é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio. É uma pedra semipreciosa, ocorre em pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura, também incide em cavidades presentes em rochas ácidas, entre elas o granito e o riolito.

Topázio Imperial
É muito encontrado no Brasil, Portugal, Rússia, República Tcheca, Saxônica, Noruega, Suécia, Japão, México e EUA. O termo “topázio” significa “buscar”, nome de uma ilha situada no Mar Vermelho. O significado é proveniente do grego “topazos”.
A pedra surge de um processo ortorrômbico, cujos cristais são prismáticos com ou sem traço piramidal, com pinacóide basal. Sua fratura é concoidal e desigual.
A sua clivagem basal é perfeita. É uma pedra dura de brilho vítreo. É transparente quando puro, mas apresenta-se nas cores amarelo-claro, vinho, branco, cinza, verde, azul, amarelo avermelhado e rosa avermelhado, esta última cor quando aquecido.
A sua forma de prismas apresenta estrias longitudinais, clivagem basal, e dureza 8 na escala de Mohs. A densidade da pedra oscila entre 3,4 e 3,6. As pedras de topázio coradas estão entre as mais valiosas.
Depois de lapidada é utilizada na fabricação de jóias, cada jóia varia de valor conforme a pureza, a origem, o tamanho, a coloração e o traçado. O topázio simboliza a relação do homem com a natureza, uma ligação de beleza.
A espécie de topázio imperial é originário da Rússia, país onde estavam situadas as primeiras jazidas de extração, esgotadas ainda no período do governo Czarista.
No Brasil, a espécie de topázio imperial é encontrada em Ouro Preto, não muito além da abrangência do município. De Ouro Preto, a pedra abastece o mercado nacional e internacional de jóias.
É uma pedra de gema rara, valorizada na forma bruta e natural. No Paquistão,  país também detentor de jazidas naturais, sua ocorrência ainda não despertou planos de exploração.
Há dois tipos básicos de topázio, os ricos em hidroxila e os ricos em flúor. O topázio cuja composição predomina a presença do flúor é mais susceptível à radiação gema.
Há também o topázio azul, muito usado na indústria de jóias. É uma pedra rara, a sua cor azulada é proveniente da aplicação de radiação gama sobre um topázio incolor. Por meio de aceleração de elétrons e reatores nucleares, surgem os topázios swiss, blue e london blue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário