terça-feira, 1 de outubro de 2013

Argyle começa operação subterrânea

Argyle começa operação subterrânea
Argyle, na Austrália, é a maior mina de diamantes do mundo. Ela foi descoberta em 1979 pela CRA em uma associação com a Ashton. A CRA, posteriormente se fundiu à Rio Tinto .
Argyle é a primeira mina primária de diamantes que não está encaixada em um kimberlito. A mineralização está hospedada em um olivina-lamproito cujo diatrema tem um formato bastante diferente dos kimberlitos tradicionais como Kimberley ou Premier na África do Sul.
A descoberta de Argyle mudou alguns paradigmas da pesquisa de diamantes. A região havia sido varrida pela De Beers que usava os minerais satélites para descobrir kimberlitos. Ocorre que por Argyle ser um lamproito essa estratégia não funcionou e a De Beers perdeu um dos maiores depósitos de diamantes do mundo. Posteriormente observou-se que mesmo nas amostras da De Beers coletadas próximo a Argyle, existiam microdiamantes que não foram detectados na fase da pesquisa.

Argyle chegou a produzir um recorde de 42 milhões de quilates em 1994.
Graças a geometria do corpo a Rio Tinto foi forçada a implantar uma mina subterrânea para continuar produzindo diamantes em Argyle. O método utilizado é block caving que permite custos operacionais razoavelmente baixos para uma mina subterrânea. A produção esperada da mina subterrânea será de 20 milhões de quilates por ano.

Argyle é a única mina no mundo a produzir os diamantes rosas (pink Diamonds) que fazem uma importante contribuição nos lucros da mina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário