terça-feira, 26 de novembro de 2013

Absurdo: Índia deve começar importações de minério de ferro em breve

Absurdo: Índia deve começar importações de minério de ferro em breve
Graças à paralisação das minas de Goa e Karanataka a Índia, o terceiro maior exportador de minério de ferro do mundo, poderá, agora, passar a importador, segundo o Ministro do Aço.
O objetivo da Índia é produzir 300 milhões de toneladas de aço por ano, em 2025. A atual produção, com as minas paralisadas, não é suficiente para atingir essa meta e, no momento, existe um déficit de 140 milhões de toneladas de minério de ferro. A produção que antes da paralisação era de 213 milhões de toneladas hoje não passa de 136Mt por ano.
O assunto das paralisações das minas já é antigo e, por total falta de solução negocial, o Governo e os Mineradores continuam o debate que parece não ter fim. É uma situação onde todos perdem.
Recentemente a Suprema Corte determinou que o minério já extraído e estocado pudesse ser vendido. Desta forma o prejuízo dos mineradores será mitigado, pois eles estavam com os seus estoques no pátio há 14 meses. Calcula-se que no primeiro momento serão liberadas 11 milhões de toneladas de minério de ferro que serão exportadas como material de baixo teor. O total de minério a ser liberado está próximo de 1,1 bilhão de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário