sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Petrobras tem a maior perda em 2013 e 2014 pode ser pior

Petrobras tem a maior perda em 2013 e 2014 pode ser pior
A Petrobras foi a empresa brasileira, listada em bolsa, que teve a maior desvalorização em 2013. A queda do seu valor de mercado foi de 34,1 bilhões de dólares. Em segundo lugar ficou a megamineradora Vale, com 15,6 bilhões de dólares de desvalorização.
Os problemas da Petrobras são muitos e de difícil solução. Poços secos ou com produção em queda, poços paralisados em manutenção, dívida estratosférica, produção em queda, importação em alta, pouco dinheiro em caixa, preços de combustíveis defasados no mercado interno, Governo fazendo política demagógica em ano eleitoral, alta do dólar que faz a dívida ficar mais premente, venda de ativos por preços espúrios, muito abaixo do valor lançado nos balanços e mais uma série de fatores fazem da Petrobras uma péssima aposta para 2014.
Por mais otimistas que tentamos ser o ano de 2014, por ser eleitoral, tem tudo para ser muito ruim para a Petrobras que necessita urgentemente de caixa para sobreviver. Como conseguir esse aporte se as suas vendas e leilões não estão atraindo os investidores nas proporções alardeadas? Como efetuar o ambicioso plano de investimentos de mais de 200 bilhões de dólares se os preços dos combustíveis estão atrelados a uma política governamental demagógica que não vê a empresa e os acionistas, mas sim os votos?
Como crescer se a empresa se recusa a entrar no óleo e gás dos folhelhos desconsiderando completamente a experiência dos Estados Unidos que está revolucionando a economia em menos de 10 anos?
Tudo leva a crer que a Petrobras terá mais um ano terrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário