sexta-feira, 30 de maio de 2014

Conheça o Monte Olympus o maior vulcão do sistema solar

Conheça o Monte Olympus o maior vulcão do sistema solar

Quando o assunto é vulcão nada se compara ao Monte Olympus. Esse vulcão, situado no planeta Marte, é uma das maiores estruturas geológicas do nosso sistema solar. Monte Olympus é a segunda maior montanha do sistema solar, com 22.000 metros de altura o que equivale a dois e meio montes Evereste. Por seu tamanho ele é conhecido dos astrônomos desde o século 19.

O Monte Olympus é uma estrutura vulcânica por onde fluíram milhões de quilômetros cúbicos de magma basáltico. Uma estrutura deste porte só é possível pois em Marte não existem placas tectônicas o que manteve o hot spot estacionário por um longo período de tempo.

A estrutura principal mostra seis calderas coalescentes, com inúmeros canais de lavas, tubos e crateras menores. Acredita-se que o vulcão tenha uma idade entre 115 milhões de anos e que esteve ativo até 2 milhões atrás. Apesar de acreditarem que o vulcão não esteja totalmente extinto não foram observados fluxos de lava no momento.

O vulcão tem um diâmetro de 624.000 metros e um volume estimado de lava 100 vezes maior do que o nosso maior vulcão o Mauna Loa no Hawaii.

Monte Olympus em Marte


Imagens: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário