terça-feira, 27 de maio de 2014

Quais são os elementos dos diamantes naturais?

Quais são os elementos dos diamantes naturais?

Quais são os elementos dos diamantes naturais?
Os diamantes são átomos de carbono pressurizados e aquecidos ao longo de milhões de anos

Os diamantes estão entre os materiais mais desejados, mais valiosos e mais fortes do mundo, provavelmente porque as condições responsáveis por sua produção são raras e podem exigir milhões de anos, calor e pressão para serem formadas. Os diamantes naturais são essencialmente uma forma incrivelmente improvável de um único elemento, bem como um dos poucos materiais, na verdade, compostos inteiramente de um elemento, embora às vezes as impurezas façam parte da sua formação.

Carbono

Um diamante natural puro é composto por nada além de carbono e é um dos dois únicos materiais conhecidos no mundo pela produção a partir de um único elemento, o outro sendo o grafite (comumente usado como lápis de chumbo). Com um 10 na escala de dureza de Mohs, os diamantes são os materiais mais fortes de ocorrência natural do mundo. Embora compostos pelo mesmo elemento, eles variam vastamente a partir do grafite por causa das ligações químicas entre os átomos durante a formação. Esses títulos as ligações são tão fortemente forjadas que os diamantes, em sua forma bruta, são mais comumente utilizados para o material de corte industrial do que para a joia. O próprio nome, "diamante" (ou "adamant") vem do "Adamas", palavra grega que significa "invencível".

Nitrogênio

Encontrada em pequenas quantidades na estrutura de diamantes de Tipo I, os átomos de azoto, por vezes substituem o carbono dentro da estrutura cristalina. Essa impureza absorve alguma luz azul dando à pedra uma ligeira tonalidade amarela (enquanto os diamantes puros de carbono são claros). Os diamantes que não contêm qualquer azoto foram formados sob uma pressão extremamente elevada por períodos mais longos de tempo do que aqueles com azoto.

Boro

Também encontrado em pequenas quantidades, o boro é uma impureza contida em alguns diamantes Tipo II. A presença de boro dá a estes diamantes um tom natural de azul. Os diamantes que incluem o boro são classificados como diamantes Tipo IIb, enquanto que aqueles sem boro são do tipo IIa. Embora sejam excelentes para conduzir eletricidade, as pequenas impurezas encontradas nos diamantes do Tipo IIb os tornam não tão bem adaptados para a condutividade térmica como os diamantes do Tipo IIa.

Cores

A cor natural de um diamante aponta para o tipo e a quantidade de impurezas encontradas no interior da estrutura. Embora o boro dê uma tonalidade ligeiramente azulada, uma elevada quantidade de impurezas de hidrogênio fornece uma aparência azul forte. Outras cores naturais encontradas nos diamantes, como o rosa, podem realmente não ser provenientes de uma impureza química, mas sim de pequenas escoriações que afetam a forma como a luz é refletida através da estrutura. Mesmo a menor mudança dentro do cristal, ou a impureza de carbono, transforma-o de uma pedra naturalmente clara a uma coloração ligeiramente azul, amarelo, rosa, cinza, laranja, vermelho, marrom, verde ou preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário