domingo, 1 de junho de 2014

Minério de ferro: chineses cancelam contratos de longo prazo e compram minério barato no mercado spot

Minério de ferro: chineses cancelam contratos de longo prazo e compram minério barato no mercado spot
Aproveitando os preços baixos as siderúrgicas chinesas estão comprando no mercado spot e fazem a China bater novos recordes de importação. Em abril a China importou 83 milhões de toneladas de minério mais barato ao mesmo tempo em que cancelava as compras a mercado futuro.
Mesmo assim as grandes mineradoras continuam com seus planos de expansão devendo aumentar a produção em 40% nos próximos anos.

Pela primeira vez na história do minério de ferro a oferta está sendo maior que a procura. Daí os preços em queda e as histórias (não confirmadas) de que a China já recusou mais de 4 milhões de toneladas de minério de ferro em seus portos.

Esse fenômeno já era aguardado.

A partir deste momento só os mineradores competentes, que produzem com preços baixíssimos, permanecerão no mercado.

O que veremos será uma batalha titânica entre a Vale e as duas grandes concorrentes a BHP-Billiton e a Rio Tinto. A Vale, apesar do frete mais caro, tem um diferencial enorme: um minério de qualidade imbatível. Os australianos lidam com minérios de mais baixa qualidade que necessitam de um processamento para competir em igualdade com o da Vale.  Correndo por fora veremos os chineses liderados pela Ansteel que buscarão, de todas as formas, aumentar as reservas chinesas de qualidade através de aquisições globais.



Foto: minério de ferro em porto chinês- chinamining.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário