sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Diamante rosa vai a leilão com lances a partir de US$ 13 mi

Diamante rosa vai a leilão com lances a partir de US$ 13 mi

Pedra preciosa e passará por cinco cidades antes de ser arrematada em Hong Kong

Diamante rosa de 59.6 quilates lançado a leilão em setembro de 2013 pela loja Sotheby's em Geneva, Suíça
Diamante rosa de 59.6 quilates lançado a leilão em pela loja Sotheby's em Geneva, Suíça - Fabrice Coffrini/AFP
Um diamante rosa de 8,41 quilates é a principal peça da temporada de leilões de joias que começará em 4 de outubro na casa britânica Sotheby's, em Hong Kong. O diamante de mais de 13 milhões de dólares (30,7 milhões de reais) faz parte de uma das oito peças mais cobiçadas dos leilões, que juntas poderão totalizar entre 32 e 50 milhões de dólares (75,6 milhões de reais e 118 milhões de reais).
O diamante com formato de pera "tem um dos tons mais concentrados de rosa e uma clareza excepcional". Além disso, "poderia ter o quilate mais caro do que qualquer outro diamante rosa", disse a presidente do departamento de joias para a Sotheby's da Ásia, Quek Chin Yeow. Um diamante rosa intenso de 24,76 quilates é a pedra preciosa mais cara do tipo. Ela foi vendida por 46,2 milhões de dólares (109 milhões de reais) em um leilão em Genebra em 2010.

O diamante passará pelas cidades de Cingapura, Taipé, Nova York, Londres e Genebra para exibição antes que de ser arrematado. A pedra preciosa será leiloada junto com um diamante branco de 50,05 quilates. O diamante branco tem formato de coração, "o que o torna mais valioso ainda devido à dificuldade de cortar, polir e dar forma", disse o vice-presidente do departamento de joias para a Sotheby's da Ásia, Terry Chu.
Também estarão à venda um conjunto de colar, pulseira e anel elaborado em jade (o mineral fetiche da cultura chinesa e que pertenceu a Wanrong, esposa do último imperador chinês), com valor estimado entre 250 mil e 325 mil dólares (590 milhões e 830,8 milhões de reais). O colar criado com pequenas bolinhas de ouro em formato de flores foi feito à mão por um joalheiro do palácio do imperador, "tratando-se de um dos colares mais complicados elaborados nas oficinas imperiais", afirmou Chu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário