domingo, 28 de junho de 2015

Berilo


Berilo

>> Familia(s) : berilos, silicatos

Na familia dos berilos, o verde acentuado é a esmeralda (ver em esmeralda), o azul é a agua marinha (ver em agua marinha).Mas existem outras variedades carregando os nomes especificos ligados às suas cores.
O heliodoro : seu nome vem de duas palavras gregas se traduzindo por "don do sol", sua cor indo do amarelo dourado ao verde amarelado claro, ele se descolore nos 250°C. Sua cor amarela é devido ao ferro. Descoberta na Namibia em 1910 e considerada como uma "nova pedra", então que berilos da mesma cor eram conhecidos ha tempos no Brasil e em Madagascar, não existe limite claro entre o berilo amarelo e o heliodoro.
A morganita : seu nome homenageia o banqueiro e colecionador americano J.P. Morgan. Cor rosa flor de pessegueira, tendência violeta, de onde seu outro nome berilo rosa, as inclusões são raras. Sua cor é devido ao manganésio. Conhecida sob forma de cristais ou em passa petrificada.
A goshenita : tira seu nome de seu primeiro refugio em Goshen (Massachusetts, Estados Unidos). é um berilo incolor, brilhante, por vezes recristalizado.
A bixbita é uma gema rara que não pode ser confundida com a bixbyita que é um oxido de ferro e de manganesio. Cor vermelha groselha muito acentuada (devido ao manganésio), pouco transparente o que faz que as gemas vendidas ultrapassem raramente 1 ou 2 quilates. Ela se apresenta em pequenos cristais hexagonais, em prismas alongados terminados por dois pinacoidos ultrapassando raramente 5 centimetros de comprimento fendidos, com véus.

Local de extração

HELIODORO / Encontrado sobretudo no Brasil (Minas Gerais, Bahia, Goias), em Madagascar, no Mozambique, no Paquistão, no Vietnan, na Namibia, no Sri Lanka, na Russia (Oural), nos Estados Unidos (Connecticut, Massachusetts, Virginia).
Morganita : encontrada no Afeganistão, no Brasil (Minas Gerais), na Ilha de Elba, na China, nos Estados Unidos (Utah, California) em Madagascar (Tsilaizina, Anjanabonoina, Maharitra...),no Mozambique, na Namibia no Zimbabue.
Goshenita : encontrada no Brasil (Minas Gerais, na China, no Paquistão, no Canada, no Mexico, na Russia, nos Estados Unidos (Maine, New Hampshire, California).
Bixbita : ela provém dos Montes Wah Wah, de Thomas Range em Utah, nos Estados Unidos.
Ver las fotos das minas/outras fotos

Utilização em joalheria

A diferença entre a esmeralda e o berilo verde repousa sobre a intensidade e a pureza da cor. Desde que a cor é clara e tira sobre o amarelho ou o azul, é o berilo e não uma esmeralda. O berilo verde deve sua cor ao ferro, ao passo que a esmeralda deve sua cor ao cromo, ou melhor, ao cromo e vanadio.
A morganita rosa pêssego e o heliodoro amarelo ouro são muito utilizados para anéis. A bixbita vermelha permanece uma pedra de coleção.

Cuidado e precaução no cotidiano

Os berilos "de cor" são relativamente frageis, sensiveis às pressões e ao calor, mas são resistentes aos produtos de limpeza contrariamente à esmeralda. Não lavar com agua quente ou choca-los, mas utilização de liquido de louça é possivel, não esquecer de enxaguar com agua e depois, alcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário