sábado, 1 de agosto de 2015

IDADE DOS METAIS

IDADE DOS METAIS Imprimir
O emprego pelo homem pré-histórico de materiais como o bronze e o ferro que deram nome ao período conhecido como idade dos metais.

O objetivo desta materia é desvendar onde e quando aproximadamente o manuseio do cobre e de outros metais (ligas) começou para tanto segue um Pequeno resumo sobre a Idade dos Metais.
Nas matérias que seguem falaremos sobre estes metais utilizados largamente em fundição para bijuterias. No sistema proposto no século XIX por arqueólogos escandinvavos, a pré-história pode ser ordenada em estágios sucessivos de desenvolvimento tecnológico, segundo os instrumentos empregados. Assim, à idade da pedra se segue a idade dos metais que abrange as idades do bronze e do ferro. No entanto, o conhecimento dos metais não ocorreu simultaneamento nas diferrentes regiões do mundo antigo. Na Grécia por exemplo, a idade dos metais começou antes de 3000 a.C., enquanto na China isso se deu por volta de 1800 a.C. Origens.
O períoso de transição entre o neoloitico (fase da pedra polida) e a idade do bronze é comunmente denominado calcolitico, ou idade do cobre.
Embora inizilamente raro, o cobre já era utilizado no leste da Anatólia em 500 a.C., e seu uso logo se generalizou. A encrópole pré-hitita de Alac ostenta estatureas de cervos e touros de cobre, além de numerosas peças de urivesaria e joalheria.

Mais ou menos em 3500 a.C., o rápido desenvolvimento da metarlurgia ontribuiu para a urbanização na Mesopotâmia. Po volta de 3000 a.C., o uso o cobre, já comum no Oriente Médio, começou a atingir as culturas eolíticas do continente europeu. Foi usado na Hungria e na Espanha, egiões ricas em minérios desse metal, e difundido na Europa por tribos
nômades. Entretanto, foi o bronze - liga de cobre e estanho -, introduzido or artesãos vindos da Asia em busca de estanho, que revolucionou a Europa.
Em pouco tempo, floresceu na Europa central, na Espanha e na Inglaterra a iade do bronze, enriquecida pelo intercâmbio com Creta.
Idade do Bronze : O calcolítico pode ser considerado como parte da idade do bronze, mas essa liga foi muito raramente utilizada no período. A idade do bronze se desenvolveu de fato entre 4000 e 2000 a.C. Na europa, estendeu-se até o século XIII a.C., quando os grandes movimentos celtas para lá levaram o onhecimento do ferro.

Por volta de 2000 a.C., Biblos, porto da costa fenícia de influência egípicia, era importante centro metalúrigo do bronze. Ali foram encontrados arcófagos de reis vassalos ou aliados dos faraós da XII dimastia, com vasos e prata, harpas de bronze, facas e punhais. Em Ugarit (Ras-Shamra) ao Norte da Síria, o empenho do bronze, introduzido no fim do terceiro milênio difundiu-se muito rapidamente e alcançou o apogeu na época do novo império egício e da expansão miceniana na Síria. Em 1500 AC. aproximadamente a metalurgia florescia na Europa, onde espadas, pulseiras e grampos eram às vezes trabalhados com técnicas artísticas. O motivo predominante nas obras da idade do bronze era espiral, e na Alemanha e na Escandinávia a ela se acrescentaram as estilizações de animais, pricipalmente do cisne.

Idade do Ferro : útilmo estágio tecnológico e cultural da pré história, a idade do ferro é o período em que esse metal subsitutui o bronze na fabricação de utensílios e armas. Seu início também varia de acordo com a região geográfica. o Oriente Medio e no sudeste da Europa, começou aproximadamente em 1200 a.C. mas na China somente em 600 a.C.. Embora no Oriente Médio , por exemplo o ferro tanha sito utilizado de forma limitada como um metal raro e precioso pelo menos até 3000 a.C. não há indicação alguma de que tivessse sido apreciado pelas qualidade que o diferenciam do cobre. Entre 1200 e 1000 a.C., no entanto, o intercâmbio da metalurgia e de objetios de ferro ocorreu de forma rápida e abrangente.
A utilização deste metal na fabricação de armas permitiu que pela primeira
vez as populações se armassem e promovesse movimentos que, durante dois mil anos seguintes, mudaram a face da Europa e Asia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário