sábado, 5 de setembro de 2015

Ambligonita

Ambligonita

>> Familia(s) : fosfatos

O mineralogista alemão Breithaupt a descreveu e identificou em 1817.
Seu nome vem do ângulo formado em sua clivagem, em grego, cantos ou ângulos curvos, em oposição à la escapolita com a qual ela foi confundida.
Ela forma uma série continua com a montebrasita, entre um polo fluorado e hidroxilado, o indice de refração e a birrefringência aumentam do polo fluorado (ambligonita) em direção do polo hidroxilado (montebrasita).
A maioria das gemas denominadas ambligonitas são mais proximas quimicamente da montebrasita.

Local de extração

Encontrou-se na França em Montebras, na Creuse, no Mas-Barbu na região da Alta Viena, em Echassiéres, no Allier, hoje, na Birmânia em Mogok, no Brasil (Minas Gerais, São Paulo). Nos Esados Unidos (California), Suécia (Varuträsk) na Nabibia (pela sua cor lilas)
Ver las fotos das minas/outras fotos

Utilização em joalheria

Muito pouco utilizada em joalheria por causa de seu clivagem facil que a torna fragil. Quando ela lapidada, é com multiplas facetas e às vêzes a lapidamão e o polimento são delicados.

Cuidado e precaução no cotidiano

Ela é fragil; é uma pedra de coleção.

Litoterapia cultural e historica

Ela teria, na sua variedade amarela, as mesmas propriedades que a ortose, no que diz respero à creatividade que ela favoreceria e teria a função benéfica sobre a digestão e eliminação de toxinas.
Ela favoreceria os engajamentos nos porojetos com finalidade humanista, grandes causas humanitarias e religiosas, ajudaria a compreender os outros e assim amelhoraria a compreenç,éao das relações pedagogicas, em particular no campo da educação das crianças.

Imitações e tratamentos

Até os dias de hoje, não foi constatado sintética.
Pode acontecer tratamento por irradiação e pega então uma tonalidade verde, verde-amarelo-limão, até azul.
A cor é estavel na luz mas desaparece se a pedra é queimada.
As ambligonitas irradiadas são resadas ao filtro Chelsea.

Pedras historicas e legendas

o Smithsonian Institution de Washington conserva as maiores ambligonitas lapidadas do Brasil, onde algumas atingem os 50 quilates, raridade para esta pedra, cujos cristais lapidaveis jamais são grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário