sábado, 5 de setembro de 2015

Diamante

Diamante

Descobrir em foto :

Cuidado e precaução no cotidiano

Se ele é de uma dureza inigualavel, ele é sensilvel aos choques. Limpa-se com agua quente misturada com liquido de louça, enxaguando com alcool. Evitar de fazê-lo na agua fervendo como pretendem alguns : a limpeza seria perfeita mas com o risco de o diamante se chocar continuamente nas paredes do recipiente e se deteriora com as batidas ou cozinhe apos evaporação da agua.
Ele é sensivel ao calor e às mudanças bruscas de temperatura : Os joalheiros devem tomar cuidado ao soldar as joias : exposto ao maçarico de mão o diamante se torna esbarnquiçado. Ele é sensivel aos produtos domesticos.

Litoterapia cultural e historica

Sibolo de pureza, o diamante é uma pedra excepcional e isso em todas as culturas desde a antiguidade. A ele é atribuido a potência consideravel que os não-iniciados não devem utiliza-lo em instrumento, e mesmo os iniciados somente devem aproximar com extrema prudência.Segundo os especialistas, o usuario do diamante deve ser mentalmente puro pois toda perturbação em seus pensamentos poderiam respirar efeitos maléficos.
Associado com a azurita sobre o chacra do Apice, seu poder seria fenomenal, dando inteligência e saber universal, compreensão e consciência cosmica, sabedoria...
Segundo as culturas, as religiões e as regiões, ele teria inumeros poderes : ele daria coragem; o poder absoluto; e teria uma ação positiva positiva (chacra do Coração) sobre o sangue e seu orgão central, o coração ameliorando a pureza. Ele permitiria de descobrir as traições (chacra da Garganta) e acalmaria os dementes (Terceiro Olho).
Ele judaria à ganhar processos judiciais se a causa é justa; protegeria contra os envenenamentos por picadas; temperaria uma sexualidade excessiva (chacra do Sexo) Simbolo de clareza e de luminosidade; ele se mostra benéfico para as desordens da vista.
Quando eles são de cor, os diamantes, à parte as virtudes precedentes, conservariam as mesmas atribuidas às pedras da mesma cor.

Imitações e tratamentos

O valor comercial do diamante e a facilidade com a qual ele pode ser confundido com outros materiais despertou vocações. Dublets com coroa de diamante e culatra em diversos materiais foram comercializados, como o stras, um vidro de chumbo. Pedras sintéticaspodem imita-lo, como a fabulita, o yag, o GGG, a djevalita, o linobat, o oxido de zirconio sintético, a moissanita sintética.
Ele é sintetizado como gema desde 1970, antes esses procedimentos eram reservados à industria, à partir de 1954 elas começaram à imitar a pedra natural. Depois, no começo dos anos 2000, viu-se no mercado diamantes sintéticos amarelos, lapidados e montados.
São também modificados por irradiação a cor de um diamante normal para o tornar mais atrativo, então mais valioso. Diversos tratamentos mais ou menos complexos (introdução de resina, de vidros com chumbo, embranquecimento) tentam de ameliorar as pedras de qualidade pequena.Os diamantes de cor podem sofrer uma irradiação ou ser submetidos à um procedimento dito "por difusão" que incorpora ao diamante uma camada superficial colorida. Os dimantes negros podem ser obtidos por gratifização.

Melhoramentos

Toda modificação de cor ou de pureza do diamante deve ser mencionada sobre os certificados. Certos diamantes podem ser esbranquiados por Alta Tamperatura Alta Pressão (ATAP)

Pedras historicas e legendas

Des Beers tem seu nome ligado ao diamante : trata-se de um grupo fundado em 1888porfoi finalmente Cecil Rhodes que operou uma fusão entre as minas De Beers e Kimberley para crir o "London Diamant Syndicat" e que acumulou uma imensa fortuna comercializando o diamante.
Foi Ernest Oppenheimer, um alimão enviado à Africa do Sul durante a guerra dos Boers que foi a origem, em 1917 da Anglo-American Corporation. Oito anos mais tarde ele comprara o "Syndicat" e; em 1933 organizou o mercado em Londres fundando a Diamond Corporation Ltd. que regrupava os produtores africanos e a Central Selling Organization, uma coperativa instalada também em Londres para negociar as pedras da Africa do Sul; do Botswana e da Namibia.Em 2005 menos de 25% do comércio mundial do diamante escapa da De Beers (Brasil, Venezuela, Costa do Marfim, Ghana).
O Hope, o "grande diamante azul" ficou marcado pelo seu itinerario sangrento. Adquirido nas minas legendarias de Golconde, no sul da India pelo francês Jean Baptiste Tavernier; ele foi relapidado para pesar 45,35 quilates antes de ser revendido, em1663, à Louis XIV. Roubado em 1792, ele reaparece em Londres em 1830 e é adquirido por um banqueiro, M. Hope que lhe daria seu nome. Revendido a um joalheiro nova yorquino, depois a um principe russo e ainda a um SultãoOttaman, ele foi finalmente adquirido por milionarios americanos McLean. O destino infeliz , quase tragico de seus possuidsores sucessivos lhe foi atribuido um poder maléfico.
Os maiores diamantes conhecidos:
O Cullinan I, proveniente da Africa do Sul (1905) pesava 3 106 quilates antes de ser lapidado. Comprado em 1907 pelo Estado do Transvaal e oferecido ao rei Edward VII da Inglaterra por significar a paz apos a guerra dos Boers, ele foi lapidado pelos irmãos Asscher, de Amsterdam que lhe dividiram em 105 diamantes, entre eles a Estrela da Africa, em forma de pera (530 quilates) cravado

Nenhum comentário:

Postar um comentário