sábado, 28 de novembro de 2015

Como encontrar pedras preciosas


Como encontrar pedras preciosas
As pedras preciosas são dos tesouros mais procurados desde a antiguidade, pela sua beleza e valor comercial. Não seriam um tesouro se fossem comuns, por isso não basta escavar para instantaneamente encontrar pedras preciosas. Na verdade, a formação de pedras preciosas é algo muito complexo e que demora milhares de anos, havendo três formas: através da solidificação de magma (Formação magmática), por sedimentação de rochas (Formação sedimentar) ou devido a alterações químicas e físicas de rochas que as cristalizam (Formação metamórfica). Como pode ver, não é ao acaso que as pedras preciosas se formam, é preciso haver condições muito específicas na Natureza para que isso aconteça. Por essa razão, alguns sítios na Terra são mais propensos a originar pedras preciosas que outros, e se você está interessado em saber quais são, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe damos algumas dicas para encontrar pedras preciosas.

  • Conhecer as pedras preciosas


    Para encontrar, primeiro você precisa de saber o que procura. Conhecemos as pedras preciosas no seu formato lapidado e aplicado na joalharia, no entanto elas não se apresentam assim na natureza. Por essa razão você deverá aprender primeiro como identificar pedras preciosas na natureza.
    Imagem: webluxo.com.br
    Conhecer as pedras preciosas
  • Pedras preciosas um pouco por todo o mundo


    As gemas podem ser encontradas um pouco por todo o mundo, no entanto em alguns locais existe uma maior concentração. É o caso do Brasil, Austrália, África do Sul, sudeste da Ásia e regiões montanhosas dos Estados Unidos. As pedras preciosas tanto se podem encontrar no solosubsolo ou debaixo de água, devido à movimentação de placas tetônicas que trazem ao de cima ou levam para baixo as camadas de rocha que guardam essas pedras. Mais especificamente, pedras preciosas e semipreciosas podem ser encontradas em depósitos de calcário ou cobre, aluviões e leitos de rios que fluem a partir de aluviões.
    Imagem: celiafabris-joias.blogspot.com
    Pedras preciosas um pouco por todo o mundo
  • Pedras preciosas no Brasil


    O Brasil sempre foi muito rico em pedras preciosas e um pouco por todo o país é possível encontrar garimpos, locais de exploração no solo de forma manual. Em Piauí, por exemplo, mais especificamente na região da Serra dos Matões, é possível encontrar opalas. Em Carnaíba, na Bahia, existe a maior exploração de garimpo deesmeralda. Nos anos 70, a alexandrita foi encontrada no município de Malacacheta, em Minas Gerais. A ametista já deu nome a uma localidade do Rio Grande do Sul, Ametista do Sul, devido à grande quantidade desta pedra preciosa que lá é encontrada. Além destas, também é possível encontrar citrino, topázio, ágata e turmalina um pouco por todo o lado e em grande quantidade.
    Imagem: pedras-preciosas.info
    Pedras preciosas no Brasil
  • Encontrar pedras preciosas na natureza


    Pedras preciosas em grande quantidade se encontram em minas, mas se você é um amador nesta área e se não tem um grande grupo de pessoas que se juntem a si para procurar as pedras, é melhor começar procurando em riachos. Pense no local onde gostaria de começar e peça permissão ao dono se o local for privado. Para dar início aos trabalhos deverá reunir um manual ou guia de pedras preciosas, pá, balde, recipiente para as guardar, peneira, água limpa, panos e botas de borracha. Desloque-se até ao riacho com as botas calçadas e cave terra com rochas do rio para dentro do balde, depois pegue um pouco dela e coloque na peneira. Agite a peneira de forma a eliminar a terra e vá adicionando água limpa até que restem apenas pedras e rochas. Coloque as pedras no pano e, com a ajuda do manual, avalie-as percebendo se encontrou alguma preciosa, se sim, coloque-as dentro do recipiente. Repita o processo as vezes que achar necessário para concluir se esse terreno é fértil em gemas ou não. No entanto, se perto de sua casa existir um túnel ou ferrovia, também pode começar a procura por lá, e para isso leve também uma picareta consigo.
    Imagem: wp.clicrbs.com.br
    Encontrar pedras preciosas na natureza
  • Encontrar pedras preciosas de forma fácil


    Se você quiser ganhar pedras preciosas e não se importar de pagar por elas, fique sabendo que existem vários sites que as vendem em leilão ou não, como o caso doMercado Livre. Por vezes em vendas de garagem e lojas de penhora também poderá encontrar pedras preciosas que os donos desvalorizam ou simplesmente desconhecem que têm.
    Imagem: blog.leticiabidigaray.com
    Encontrar pedras preciosas de forma fácil


Nenhum comentário:

Postar um comentário