quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Topázio

Topázio


Topázio

O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio de fórmula química Al2(F,OH)2SiO4. e classificado como pedra semipreciosa.
  Ocorrência
Forma cristalina do topázio

Topázio azul gema bruta
  Cristaliza no sistema ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal. Tem uma perfeita clivagem basal .O topázio tem uma dureza de 8, peso específico entre 3.4-3.6, e um brilho vítreo. Quando puro é transparente, em geral matizado por impurezas; em termos de. quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.
Cor :o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido.



Jazidas

O topázio Pode ser encontrado , na República Checa, Saxônia, Noruega, Suécia, Japão, Brasil, México, Estados Unidos e algumas regiões de Portugal e rússia.


Dureza: 8 (Escala de Mohs):  
Densidade: 3,4 a 3,6 g/cm3
Topázio imperial


Topázio imperial
Topázio imperial lapidado






O topázio imperial só ocorre em Ouro Preto e as ocorrências existentes não ultrapassam os limites do seu município. Esta região é a única fornecedora desta gema em escala comercial e abastece as joalherias do mundo inteiro. Cumpre assinalar a existência de uma ocorrência no Paquistão, sem expressão econômica.




Lapidação

Forma da lapidação mais comum para topázio.







Os gregos acreditavam que dentro do Topázio azul reuniam-se os deuses do céu e da terra para deliberarem sobre como expulsar os males do céu e do mar para que mantessem sua cor azul transparente assim como o Topázio azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário