terça-feira, 26 de julho de 2016

O Sul de Minas foi povoado graças aos garimpeiros

O Sul de Minas foi povoado graças aos garimpeiros


O Sul de Minas foi povoado graças aos garimpeiros

O Sul de Minas exibiu uma série especial sobre as pedras preciosas mineiras. Dividida em quatro reportagens, os repórteres percorreram os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha para mostrar como o garimpo ainda é forte em Minas.  Pedras que fascinam e alimentam sonhos, a capital nacional das pedras é Teófilo Otoni.
EPTV exibe série de quatro reportagens sobre as pedras preciosas mineiras (Foto: Reprodução EPTV)EPTV exibe quatro reportagens sobre as pedras preciosas mineiras (Foto: Reprodução EPTV)
Turmalinas, topázios, ametistas, esmeraldas, águas-marinhas, quartzo. Um terço das pedras preciosas vendidas no mundo são do Brasil. Minas Gerais é o estado líder na exploração das pedras coloridas. Você sabia que por causa das pedras preciosas que o Sul de Minas foi povoado?



Na segunda reportagem da série ‘Pedras de Minas’ os repórteres mostraram como Teófilo Otoni se tornou referência mundial dessas preciosidades. Milhares de pessoas vivem deste setor da economia na cidade, tudo isso, em um município que não extrai um quilate sequer desses minerais.





A vida dos garimpeiros no Norte de Minas são muitos os profissionais, mas poucos conseguem a sorte grande. Os repórteres visitaram uma grande mina de quartzo rosa, quase na divisa com a Bahia. A pedra do amor é encontrada a olho nu em grandes paredões.



A pedra como adorno de joia que agrada em cheio as mulheres. As pedras preciosas também são usadas pelos místicos em terapias alternativas. Dizem que elas irradiam energia e protegem contra forças ocultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário