domingo, 23 de outubro de 2016

Cobre, Níquel e Alumínio: oportunidades de negócios no combate ao aquecimento global

Cobre, Níquel e Alumínio: oportunidades de negócios no combate ao aquecimento global

O uso intensivo de energias renováveis para combater o aquecimento global pode resultar em um forte aumento na demanda de alguns minerais, especialmente níquel, alumínio e cobre. A afirmação é de John Drexhage, consultor de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável do Banco Mundial: “A demanda por cobre, por exemplo, deve crescer de 275% a 350% em 2050, se forem adotadas medidas agressivas para a redução da emissão de gases do efeito estufa”, explicou. O especialista participou de painel sobre os efeitos do aquecimento global para a Indústria da Mineração nesta quinta-feira (20/10), no 24º World Mining Congress, realizado no Rio de Janeiro.
No entanto, o cenário também impõe desafios, como o uso sustentável dos recursos hídricos e energéticos. “A mineração é muito dependente de água e energia, e seu impacto social e ambiental ainda é grande. Nas próximas décadas o acirramento da disputa pelo uso da água e o aumento do número de eventos climáticos extremos, podem ameaçar as operações mineradoras”, enumerou Drexhage.
Mesmo assim, os riscos podem se tornar oportunidades. “A adoção de tecnologias limpas, que reduzem as emissões de carbono aumentam a produtividade e a eficiência das empresas”, observou Drexhage. “Vemos isso no último projeto da Vale, em Carajás.”


Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário