domingo, 30 de outubro de 2016

Primeiro ponto de terra do Brasil avistado pelos portugueses

Primeiro ponto de terra do Brasil avistado pelos portugueses

Acidente geográfico foi batizado por Pedro Álvares Cabral em 1.500, com o descobrimento do país. Local fica no extremo sul da Bahia



Primeiro ponto de terra do Brasil avistado pelos portugueses
 Monte Pascoal, que entra para o RankBrasil, foi o primeiro ponto de terra do país avistado pelos navegadores portugueses, em 22 de abril de 1.500, com o descobrimento da nação brasileira.
Com 586 metros de altura, o monte está localizado em Itamaraju – BA, que na época pertencia ao município de Prado – BA. O nome de batismo foi ideia de Pedro Álvares Cabral, justamente porque o desembarque dos portugueses no Brasil ocorreu na época da Páscoa.
De um lado do Monte Pascoal é possível visualizar o mar, e do outro, a Serra do Itamaraju. A região era ocupada primeiramente pelos índios Tupinambás, e no século 16, pelos Pataxós, que atualmente são um pouco mais de dois mil na região e sobrevivem da venda de artesanato, da caça e da pesca.
O monte está inserido na área que se transformou, em 29 de novembro de 1961, no Parque Nacional do Monte Pascoal, que possui aproximadamente 22,5 mil hectares. O local abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do país, tendo como vegetação principal a Floreta Tropical Pluvial. 

O parque tem um ecossistema bastante diversificado. Na flora, são mais de 10 mil espécies de plantas, predominando árvores de grande porte, como visgueiros, jatobá e jacarandá. A fauna conta com centenas de espécies de mamíferos, aves, anfíbios e répteis, muitos ameaçados de extinção.
Para preservar a região, o parque tem sua gestão feita de forma compartilhada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e comunidades Pataxós residentes na área, que atuam como guias locais, todos capacitados.

O Parque Nacional fica há aproximadamente 156 quilômetros de Porto Seguro – BA. O acesso é feito pelo km 796 da BR 101, depois são mais 14 km de estrada até a entrada do parque, que é aberto diariamente, das 8h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário