Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2017

A peça de 6cm que vai revolucionar a indústria do petróleo

A peça de 6cm que vai revolucionar a indústria do petróleo


Peça de 6cm dobra produção de petróleo
A válvula (vermelho) impede que água e gás entrem na tubulação e roubem espaço do petróleo.[Imagem: Revival Project]
Válvula de controle de fluxo autônoma
Você sabia que a vasta maioria dos poços de petróleo só consegue extrair menos de um terço de todo o óleo disponível na jazida?
Isso ocorre porque, junto com o óleo, sobem pela tubulação um monte de água e de gás. A água é descartada facilmente, mas você já deve ter visto o gás indesejado sendo queimado em um gigantesco maçarico nas proximidades do poço.
Para tentar minimizar esse problema, e valorizar as reservas de petróleo, uma equipe de engenheiros da Noruega, Alemanha, Reino Unido e Suécia se reuniu em torno do projeto REVIVAL (REVersible Inflow control VALve), prontamente financiado pela União Europeia.
O nome do projeto é uma referência ao próprio instrumento que a equipe pretendia desenvolver: uma válvula de controle de fluxo reversível, que fosse capaz de segurar a água e o gás, e deixar passar apenas o óleo.
Dobrando a produção
O protótipo, que pode ser visto na foto, está pronto, e passou com sucesso pelos testes. A válvula recebeu o nome de AICV, sigla em inglês para válvula de controle de fluxo autônoma.
"A tecnologia AICV é a primeira e única tecnologia conhecida que pode, de forma autônoma, impedir completamente e de forma segura que o fluxo de gás e/ou de água entre através da tubulação do poço," disse Vidar Mathiesen, coordenador do projeto.
Os testes iniciais mostraram um aumento na recuperação do petróleo e na produção entre 50% e 80%, dependendo do poço. Apenas para comparação, a equipe inicialmente se propôs obter um aumento de 5%, o que já seria considerado um êxito.

Assim, essa pequena peça, com 6 centímetros de diâmetro e 3 centímetros de espessura, passa a ser o sonho de consumo de toda a multibilionária indústria do petróleo - cada poço de petróleo precisará de cerca de 300 dessas válvulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário