Seguidores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Agua-marinha>> Familia(s) : berilos, silicatos

Agua-marinha

>> Familia(s) : berilos, silicatos
Descobrir em foto :

  • Agua marinha do Brasil talha esmeralda
  • Cristal de agua marinha da Namibia
  • Aguas marinhas brasileiras
  • Agua marinha talha Wolkonsky
  • Cristais natural de agua marinha sobre mica do Paquistão
  • Cristal de agua marinha do Brasil
  • Cristal de agua marinha de Chumar Bakar no Paquistão
  • Cristal de agua marinha de Shigar no Paquistão com inclusões
  • Cristais de agua marinha e de topazio do Paquistão
  • Inclusões de gaz e liquido nas libelas
Seu nome vindo do latin "aqua marina" quer dizer : "agua do mar" do fato de sua cor ser a mais cotada em azul profundo…como o oceano! Ela faz parte da familia dos berilos, como a esmeralda que é um berilo verde acentuado.
As aguas-marinhas foram sempre apreciadas ao longo da historia pois elas se apresentam normamente em forma de grandes cristais com perfeita transparência e de uma pura cor agua do mar. Por exemplo uma fantastica talha antiga, montada em ouro do IXème século, tendo pertencido à Charlemagne e que representa Julia, a filha do imperador romano Titus. As mais reputadas são as ditas "Santa Maria" provenientes do Brasil pois elas são de um azul profundo.
Os gemologos as identificam no filtro de Chelsea : elas são verdatas ou azuladas

Local de extração

As minas mais produtivas são no Brasil. As do Ceara, onde as pedras são de cor azul muito escuro, ditas "Santa Maria" e as da mina do Maxixe que têm uma bela cor, mas perdem a cor na luz.Atualmente se explora ainda pegmatitas de Medina, Marambaia, Fortaleza, Araçuai, em Minaz Gerais, mas também em minas nos estados da Bahia (Veruga), Rio Grande so Sul (São Tomé), Espirito Santo (Itaguaçu, Santa Tereza, Clolaltina).
Os outros paises produtores são: Madagascar (região do Tongafeno, aguas marinhas muito azuis exploradas desde o XIXème século) A Australia (Queesland), la Birmanie, A India, a China, o Nepal, O Afeganistão, os Estados Unidos, o Kenia; o Mozambique (Alto Ligonha, Monapo) a Namibia, o Zimbabue (Karoi, Mwani, Kariba) a Zambia (Lundazi, Jagoda), a Nigeria (planalto de Jos) a Russia (Oural).
Entretanto as belas aguas-marinhas azuis céu e muito profundas são extraidas nas minas de Shigar, de Chumar Bakar e outras minas das montanhas do norte do Pakistão.
Se são conhecidos cristais de muitas toneladas, opacas, cinzas e sem valor em joalheria, a maior pedra de qualidade gema foi extraida no Brasil em 1910, em Marambaia (Minas Gerais), ela pesava mais de 110 kg, medindo em torno de 50 cm x 40 cm de diâmetro e foram lapidados mais de 100.000 quilates de gemas.
Foi encontrado um cristal de 15 kg em Chumar Bakar no norte do Pakistão e um outro de ' kg em 1994. A Escola de Minas de Leningrado possui um grupo de cristais de 30 cm de altura e de 3 cm de diâmetro.
Utilização em joalheria
A lapidação sle faz em degraus ou em tesoura, de forma oval, retangular, as gemas mais opacas são lapidadas em cabochão ou em esferas para montadas em corares.
A agua marinha resta uma das gemas pas apreciadas graças à sua cor não agressiva.
A apelação "agua-marinha oriental" que era utilizada por safiras azuis claras é proibida, assim como a de "agua marinha do Sião" que era utilizada de zirconios azuis.A agua marinha é a pedra universal do 19eme ano de casamento.
Segundo as tradições antigas ela facilitaria a fidelidade e a felicidade no amor, assim como os laços do casamento, ela sempre foi a pedra dos noivos.

Cuidado e precaução no cotidiano

Ela é relativamente fragil e sensivel aos choques, assim que ao calor.
Limpesa com agua morna e liquido de louça recomendado, enxqguar com agua não calcaria (que pode deixar traços) depois alcool.

Litoterapia cultural e historica

A agua marinha que simboliza a inocência, a juventude, o desprendimento, a pureza, o altruismo…tornaria alegre e traria vibrações que fizessem do espirito um espelho onde se refleteria a imensidão da atividade mental trazendo luz nos recantos mais obscuros. Sua radiação harmonizaria e estabilizaria o corpo e o mental, favorizando assim um bem estar geral, diminuindo a agressividade e revivendo a esperança.
Ella passaria para tornar as viagens em mar felizes e expulsar as tempestades. Ela permitiria fabricar agua enriquecida, excelente meio de recobrar as forças vibratorias. Ela clariaria a visão das coisas, a tornando limpida.
Na Idade Media, ela era destinada a acalmar a dor de dente, ao usar um colar de agua marinha.
Ela seria em relação com o chakra da garganta, estimulando com uma maneira doce trazendo calma e descanso, permitindo um pensamento lucido e independente. Como agua ela simboliza a fluidez, a pureza e a imensa tranquilidade.

Imitações e tratamentos

A agua marinha sintética não està presente pois é dificil de produzir. Mas, existem os espinélios sintéticos azuis, de vidros coloridos em azul ao cobalto ou berilio, quartzos sintéticos azuis, zirconios azuis e dubletes.
Os tratamentos por irrqdiação massissa foram abandonados pois as gemas tratadas perdiam suas cores ao serem expostas ao sol.
Em conpensação o tratamento por irradiação ou radio-cobalto dos berilos é frequente, este produz aguas marinhas ditas "maxixe" de um azul muito violento em aspecto não natural, que perdem a cor com o tempo. Estes "maxixes" se tornam rosados ao filtro Chelsea e são facilmente identificados.

Melhoramentos

Queimada a 400-500°C, o ton azul se intensifica e pmermanece (em geral) para sempre, mas uma temperatura muito elevada pode também a desbotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário