terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bovespa sobe 0,76% e atinge 69 mil pontos acompanhando alta das commodities

Bovespa sobe 0,76% e atinge 69 mil pontos acompanhando alta das commodities

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 19:19 BRT
 
]

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou no azul nesta terça-feira, retomando os 69 mil pontos após os ajustes, favorecido pela alta nas commodities e tendo as ações da Ecorodovias entre os maiores ganhos.
O Ibovespa subiu 0,76 por cento, a 69.052 pontos, renovando o maior patamar de fechamento 7 de abril de 2011. O giro financeiro somou 8,5 bilhões de reais.
Com o desempenho deste pregão, o Ibovespa se aproximou ainda mais do recorde histórico de fechamento alcançado em maio de 2008, de 73.516 pontos.
"A tendência de alta ainda é clara, mas conforme vai se aproximando da máxima abre espaço para algumas realizações", disse o gerente de renda variável da H.Commcor, Ari Santos.
Além do desempenho das commodities, a alta da sessão foi amparada no mercado acionário externo, com Wall Street renovando máximas históricas na esteira de balanços e com a permanência do otimismo com a agenda econômica do presidente norte-americano Donald Trump.
No campo local, os investidores monitoravam a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado do indicado para o Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que prometeu imparcialidade. Moraes afirmou ainda que não atuará como ministro revisor da maior parte dos processos envolvendo a Lava Jato no STF caso seja aprovado para assumir uma cadeira da Corte.
Os investidores aguardavam ainda a votação no Senado da proposta de nova fase do programa de regularização de ativos no exterior, que deve ficar para quarta-feira, uma vez que só deve ser recolocada na pauta após concluída a apreciação da indicação de Moraes para o STF.
DESTAQUES
- ECORODOVIAS ON avançou 4,33 por cento, entre os destaques positivos o Ibovespa. A empresa de concessões de infraestrutura teve lucro líquido comparável no quarto trimestre de 88,7 milhões de reais, 157,5 por cento maior do que em igual período de 2015, impulsionado pelo aumento na geração de caixa operacional e pela redução das despesas financeiras.
- CEMIG subiu 5,73 por cento, a maior alta do Ibovespa. Segundo operadores, as ações da empresa ganharam impulso em meio à expectativa de que entre as contrapartidas exigidas pelo governo federal para ajudar Estados com problemas fiscais esteja a privatização de estatais estaduais. Também ajudando o humor estava a aprovação pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de pagamento de indenizações a empresas de transmissão de eletricidade para compensar a renovação antecipada de contratos de concessão no final de 2012.
- PETROBRAS PN ganhou 1,07 por cento e PETROBRAS ON teve alta de 0,47 por cento, em linha com os preços do petróleo no mercado internacional, que subiram na esteira do otimismo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) quanto a uma maior adesão ao seu acordo com [produtores de fora do bloco para conter a oferta de óleo.
- GERDAU PN avançou 1,64 por cento na esteira do avanço dos preços do minério de ferro e do aço na China. CSN ON chegou a subir 1,8 por cento durante o pregão, mas perdeu força e fechou em queda de 0,39 por cento.
- VALE PNA caiu 1,49 por cento e VALE ON teve perda de 2,44 por cento, devolvendo os ganhos vistos mais cedo, apesar da nova sessão de alta nos preços do minério de ferro na China, em um movimento de ajuste após a forte alta da véspera. Na segunda-feira, as ações da mineradora fecharam nas máximas desde janeiro de 2013, após a empresa anunciar um acordo de acionistas para pulverizar o controle e ampliar a governança, abria espaço para algum ajuste..
- LOJAS AMERICANAS PN recuou 1,74 por cento, revertendo os ganhos iniciais, após ter subido 1,7 por cento na máxima da sessão. A empresa reportou lucro líquido consolidado de 255,6 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 25,2 por cento sobre o mesmo período de 2015. Analistas da corretora Brasil Plural disseram que o resultado dos três últimos meses de 2016 ressaltou o fim de uma tendência consistente de expansão de margem.
- BRF FOODS caiu 2,55 por cento, entre as maiores perdas do Ibovespa. O Credit Suisse cortou a recomendação para as ações da empresa para "underperform", ante "outperform" e reduziu o preço-alvo dos papéis para 40 reais, ante 84 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário