Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Características básicas do sangue


Características básicas do sangue

SUSTÉM A VIDA

O sangue é um liquido opaco de cor avermelhada que circula por todo o corpo humano e mantém a vida. Ele tem características únicas.



O sangue
O sangue sustém a vida em seres humanos e animais. (Foto: Ilustração/Reprodução)
O sangue é um liquido opaco de cor avermelhada que circula por todo o corpo humano e mantém a vida. Você sabia que o cérebro não pode sobreviver sem sangue mais de quatro minutos? Os músculos e rins não resistem mais de uma hora? O fígado acusa sua falta em menos de 45 minutos?
O sangue leva até os músculos o oxigênio do ar que respiramos. Os músculos retiram do oxigênio a energia necessária para manter a temperatura e atividade do corpo. Dos intestinos o sangue leva os produtos da digestão até o fígado, onde se colhem os açucares que proporcionam energia aos músculos, ou as proteínas que servem para o desenvolvimento e manutenção dos tecidos.
Pode-se dizer que o sangue é o que sustém a vida, graças a ele se assegura o equilíbrio físico-quimico da sobrevivência das células.
A quantidade total de sangue presente no organismo constitui aproximadamente 7% do corpo. Um adulto de peso médio tem um volume de sangue que oscila entre cinco e seis litros.
O sangue se compõe em duas partes que podem ser facilmente separadas por sedimentação, empregando-se algum meio anticoagulante: a parte liquida ou o plasma, e os elementos celulares.
O plasma é água em 90 por cento, mas também contém proteínas, hormônios, minerais, gorduras e outras substâncias. Os elementos celulares compõe-se por sua vez, de glóbulos vermelhos ou hemácias, de glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas.
Quando o sangue se coagula, uma parte do plamas adquire solidez e constitui a fibrina, que tem uma disposição semelhante a uma rede. A fibrina assegura em sua malha os elementos celulares, formando assim o coágulo, do qual se separa um liquido amarelado, chamado soro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário