sábado, 18 de fevereiro de 2017

Como é feito o isopor?

Como é feito o isopor?


O isopor é um tipo de plástico fabricado a partir do estireno, derivado do petróleo. O material passa pelo processo de polimerização, formando o poliestireno, composto por carbono e hidrogênio. Ele é expandido (Mais de 95% de ar) e por isso pode se transformar em produtos com vários formatos. Aposto que muitos de vocês já viram varias formas!

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido no Brasil pelos nomes comerciais isopor (Que é uma marca registrada da Knauf Isopor Limitada) e estiropor (Marca da empresa brasileira Estiropor Nordeste Indústria e Comércio Limitada) e, em Portugal, sob o nome de esferovite (Que nome esquisito!), surgiu na Alemanha, em 1949. 


Ele bastante utilizado em varias áreas (Confira lista que esta na matéria) . Sua presença no mercado consumidor, onde sua participação tem sido crescente, é fortalecida por sua leveza, sua capacidade de isolamento térmico e seu baixo custo. Para sua produção, a matéria prima passa por um processo de transformação física constituída de três etapas: pré-expansão, armazenamento intermediário e moldagem.

Olha onde ele é usado: 

  • Caixas térmicas para acondicionamento de bebidas e alimentos; Porta mamadeiras; Porta garrafas de cerveja; Porta copos; Baldes para gelo; Pranchas esportivas; Pranchas para artesanato; Na Construção Civil e nas Embalagens. 
  • As aplicações do isopor na construção civil são extraordinariamente variadas, ele pode até ser um sistema construtivo. 
Ele tem como vantagens: 

Baixa condutibilidade térmica; A estrutura de células fechadas, cheias de ar, dificultam a passagem do calor o que confere ao isopor um grande poder isolante; Leveza; As densidades do isopor variam entre os 10-30 kg/m3, permitindo uma redução substancial do peso das construções; Resistência mecânica; Apesar de muito leve, o isopor tem uma resistência mecânica elevada, que permite o seu emprego onde esta característica é necessária; O isopor não é higroscópico. Mesmo quando imerso em água o isopor absorve apenas pequenas quantidades de água. Tal propriedade garante que o isopor mantenha as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a ação da umidade; Fácil de manusear e colocar; O isopor é um material que se trabalha com as ferramentas habitualmente disponíveis, garantindo a sua adaptação perfeita à obra. 

As vantagens são inúmeras, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário