Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Como é feito o plástico?

Como é feito o plástico?

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Você sabia que o petróleo é o principal "ingrediente" na fabricação de plásticos? Leia e entenda melhor como é feito o plástico.

Este sistema simples de blocos colorido roubou nossos corações e são feitos de plástico.
Este sistema simples de blocos colorido roubou nossos corações e são feitos de plástico.
O petróleo não serve somente como combustível, mas serve também para a importante fabricação do plástico. O plástico é um dos materiais mais usados no nosso dia a dia junto com o papel. Ele está presente na maioria dos objetos que usamos como garrafas pets, sacolas de supermercado, mangueiras, brinquedos, potes, escovas de dente, etc.

COMO É FEITO O PLÁSTICO?

Apesar de ser tão usada, muita gente não sabe como é feito o processo de fabricação do plástico. O petróleo extraído das profundezas do solo, passa por uma refinaria para ser separado em diferentes substâncias utilizadas para a fabricação de vários produtos derivados, e um desses derivados é a nafta que é a principal substância para a criação do plástico.
Dentro do plástico existem várias moléculas da nafta, com um microscópio cientifico é possível notar as moléculas uma do lado da outra como se fosse uma corda. Isso também facilita na hora de moldar, tanto que plástico vem do grego: Plastikos, que significa feito para moldar.
Existem alguns tipos de plásticos, os mais duros são usados na fabricação de telefones, os mais pastosos e facilmente moldáveis usados na fabricação de CDs, brinquedos, eletrodomésticos, entre outros. Também tem os plásticos elásticos que são usados para fabricar mangueiras.
Pela facilidade que é moldado, o plástico é altamente utilizado por nós.
Pela facilidade que é moldado, o plástico é altamente utilizado por nós.
Um dos pontos positivos do plástico é a reciclagem. Um plástico jogado na natureza demora 400 anos para se decompor, por isso a reciclagem é muito importante. Hoje existem milhares de usinas que reciclam o plástico e os vendem de volta para as indústrias fazendo com que economizem matéria prima e protejam o meio ambiente.
Agora que sabemos um pouco mais sobre o plástico devemos usá-lo com sabedoria e sempre que possível incentivar a reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário