sábado, 18 de fevereiro de 2017

Como funciona a caixa-preta?

Como funciona a caixa-preta?


Quando a uma queda de avião, uma das primeiras reações é tentar saber o que houve. No entanto muita das vezes os familiares e os envolvidos terminam sem respostas. E para que se tenham respostas, foi criada a caixa-preta, que funciona como o "gravador" de tudo que acontece com o avião durante todo seu percurso. Sendo ela um objeto de tamanha importância, que tal conhece-la melhor? Veja também algumas curiosidades sobre ela.

Primeiramente o nome caixa-preta, é de origem popular dos anos 50 onde se era frequente o acréscimo de novos equipamentos às aeronaves, e os pilotos Estadunidenses costumavam apelidá-los de caixas-pretas.

Os primeiros registradores de voz de cabina eram realmente pretos como todos os demais equipamentos, no entanto percebeu-se que uma cor diferente se destacava melhor em meio a destroços, o que facilitava nas buscas pelo equipamento. O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio é gravado pelo "Gravador de Voz", ou CVR (de Cockpit Voice Recorder), e os dados de desempenho como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como "Gravador de Dados", ou FDR (de Flight Data Recorder).

São, portanto, dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição eletrônica de tempo, o que é fundamental para combinar os eventos de voz com os eventos de desempenho, mas muitos aviões modernos os apresentam juntos, o que tem se tornado uma tendência, pois fica mais fácil encontrar os dois. Eles são construídos de tal forma que possam resistir a severas condições desde altas temperaturas, baixas pressões quando submersas.

02° Caixa-preta do voo AF 447 da Air France
Alguns mitos e verdades:

  • Atualmente elas apresentam uma cor laranja ou vermelho vivo; 
  • Talvez você ache que ela tem um transmissor GPS, no entanto ela não tem. Fica quase impossível acreditar nisso, afinal vivemos na era em que até os celulares possuem GPS;
  • A caixa-preta é capaz de suportar um impacto de mais de 13 toneladas;
  • Quando os arquivos são recuperados, é feita a leitura dos chips em um computador, que converte os parâmetros em gráficos. Nos equipamentos modernos, pode até recriar o voo em 3D, como em um videogame;
  • A tampa que reveste os componentes eletrônicos é composta de uma liga ultra resistente de titânio e aço, e uma espécie de esponja protege os componentes do calor;
  • Uma caixa-preta pesa cerca de 4,5 quilos;
  • Ela pode resistir por uma hora a uma temperatura de 1 100 º C e por 10 horas a 260 º C;
  • A caixa-preta geralmente fica na cauda da aeronave, que costuma ser a última parte a sofrer o impacto da queda;
  • Se o avião cair na água, um sinalizador instalado do lado de fora da caixa dispara um pulso sonoro, na frequência de 37,5 kHz, a uma profundidade de até 4.267 m. O disparador do alarme é acionado pela própria água;
  • A incorporação destes sistemas nos aviões permitiu a melhoria da segurança nas viagens aéreas, já que foi possível assim detectar falhas que anteriormente davam origem a acidentes graves cuja causa não era possível ou muito difícil de determinar.

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