1. Primeiro, é feito um estudo de nível, para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a camada pode ir de 60 centímetros a 3 metros de espessura
2. A sub-base, ou base granular, é um estrato de cerca de 15 centímetros, geralmente composto de pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro. Os espaços vazios são preenchidos com pó de pedra e compactados com rolo compressor. Em lugares pouco movimentados essa camada pode ser feita de saibro (uma mistura de areia, argila e cerâmica), ou rochas pequenas
3. Com 7,5 centímetros de altura em média, a base é feita de pedras de 2 a 5 centímetros, cujos formatos se encaixam após a compactação. Os espaços são preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza e dá liga. Na superfície é aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda a base ao revestimento que virá por cima
4. O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica bem preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam agüentar muita carga, têm aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos
Realidade concreta
Vias podem usar concreto, lajotas ou rochas no lugar do asfalta
Vias podem usar concreto, lajotas ou rochas no lugar do asfalta
Concreto
Nas vias de concreto, após a terraplenagem e a aplicação de sub-base, monta-se uma malha de cabos de aço e derrama-se o material. Os especialistas concordam que o concreto é uma alternativa melhor em vias de tráfego pesado, já que não deforma. O material é mais caro que o asfalto, mas só necessita de manutenção depois de 25 anos
Paralelepípedo
É uma rocha granítica usada para diminuir a velocidade do trânsito no local, pois as pedras são mais escorregadias e causam trepidação dos veículos. Sobre o terreno espalha-se uma camada de 10 centímetros de areia e em cima colocam-se as rochas. O rejuntamento é feito com pedrisco e asfalto ou cimento. O rolo compressor dá o toque final
Lajota
A instalação é simples: colocam-se as lajotas e o rejunte é feito com areia compactada, que permite a drenagem da água. Como se soltam facilmente com tráfego intenso ou fluxos de água fortes, as lajotas são mais adequadas a ruas de pouco movimento e a vias onde vai rolar alguma intervenção subterrânea, como a instalação de redes de esgoto e água
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