terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Como se fabrica o vidro

Como se fabrica o vidro

O vidro é muito antigo, ele existia muito antes do aparecimento do homem na terra. O que muita gente acha, é que o vidro é apenas produzido pelo homem, mas a própria natureza se encarrega de fabricá-lo, seja pelo calor do sol na areia ou pela liberação da lava de um vulcão. O homem depois de descobrir o vidro, ficou realmente fascinado com esse material é começou a inventar modos de fabricá-lo e moldá-lo... Saiba mais sobre o vidro e algumas curiosidades sobre esse material.

A fabricação e a importância do vidro

O vidro é muito antigo, ele existia muito antes do aparecimento do homem na terra. O que muita gente acha, é que o vidro é apenas produzido pelo homem, mas a própria natureza seVidroencarrega de fabricá-lo, seja pelo calor do sol na areia ou pela liberação da lava de um vulcão.
O homem depois de descobrir o vidro, ficou realmente fascinado com esse material é começou a inventar modos de fabricá-lo e moldá-lo.
A receita do vidro é simples, basta misturar a areia, soda e cal, depois levar essa mistura a um forno a 1500 graus, a massa que sai do forno começa a ganhar forma e ser moldada até ficar do jeito desejado, sendo manual que recebe a forma que a pessoa quiser, do modo de sopro, onde a pessoa assopra o vidro por um cano até virar uma bolha ganhando formas como lâmpadas, e a fabricação de garrafas que é feita por grandes maquinas.
Hoje não podemos viver sem o vidro, ele está presente em grande parte da nossa vida, seja em vidros de carros, janelas, lâmpadas, televisão, óculos, entre outros materiais além de ser usado para guardar remédios e alimentos, pois o vidro não passa gosto e os protege das bactérias.
O vidro é um material 100% reciclável, toda a sobra pode ser reaproveitada em uma nova fabricação.
Um outro tipo de vidro é o temperado, usado em pára-brisa de carros como forma de segurança, esses vidros são aquecidos em fornos a 600 graus e depois recebem jatos de ar frio, e esse choque de temperatura faz o vidro ficar muito mais resistente e não se quebra fácil, mas quando quebrado ele evita lançar estilhaços mantendo a segurança, por isso são usados em carros.
O uso do vidro sempre foi e sempre será importante para nós, mas se preocupe com a reciclagem e de fins ambientais para esse e outros materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário