Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cristais De Quartzo: Como Se Formam e Quais Os Principais Tipos

Cristais De Quartzo: Como Se Formam e Quais Os Principais Tipos


Cristais De Quartzo: Como Se Formam e Quais Os Principais Tipos
Cristais De Quartzo: Como Se Formam e Quais Os Principais Tipos

O Que São Quartzos?

O quartzo é uma pedra mineral muito abundante na Terra, portanto o mais comum dos cristais. Ela possui uma estrutura trigonal e um pouco arredondada, sendo essa última característica originária do transporte das pedras que é geralmente feito pelas águas de rios. Existem alguns tipos de quartzo que podem ser encontrados facilmente na natureza e cada um com características e funcionalidades especiais que vamos conhecer mais abaixo.
De todos os tipos de quartzo existentes, o mais comum deles é o incolor mais conhecido como “quartzo hialino” e “cristal de rocha”. Apesar de geólogos não gostarem muito da última denominação, é esta que define mais essa pedra, isso porque é a partir do quartzo incolor que se formam diversas rochas.
Agora que entendemos um pouco sobre a pedra em si, vamos entender como elas se formam.
O Que São Quartzos?
O Que São Quartzos?

Como Se Formam os Cristais de Quartzo

Um cristal de quartzo não se forma de repente e rapidamente como podem pensar, todo o processo geológico que dá origem à esses cristais pode demorar milhares de anos. O processo da formação de cristais de quartzo começa com o magma e seu contato direto com a superfície da Terra. Vamos entender melhor.
O magma encontra-se, de acordo com a formação geográfica do nosso planeta, na camada do meio do planeta. Em algumas regiões, ele encontra fendas e fissuras das placas e assim entra em contato direto com a superfície, como com esse contato ele se afasta do calor do centro do planeta e entra em contato com a nossa temperatura, dá-se início o processo de resfriamento desse componente e assim surgem as rochas. Você pode encontrar três tipos de rochas no planeta: as sedimentares, as ígneas e as metamórficas e a partir da extração dessas rochas que podemos encontrar os cristais de quartzo.
Além da ação do magma através das fendas, existe outra forma que pode ser considerada um processo nessa formação, é quando a água também através de fendas e fissuras, penetra no subsolo e então existe a formação direta dos cristais.  Quando existe esse processo e não o anterior, a origem dos cristais ocorre diretamente, pois as moléculas de quartzo se agrupam e formam os cristais. A água em contato com o magma, apesar de evaporar é rica em minerais que são dissolvidos das rochas e permanecem agrupando-se nas fendas.

Tipos De Quartzo

Os cristais de quartzo servem para diversas utilidades. Eles são usados em decoração, tratamentos de saúde, energização, etc e podem ser encontrados em diversos tipos. Os mais comuns remetem as cores das pedras e sua funcionalidade depende muito dessas cores. Vamos então conhecer alguns tipos, os mais comuns, de cristal de quartzo e saber um pouco mais sobre e tais utilidades da pedra.
  • Quartzo rosa – depois do quartzo incolor, esse é o mais comum e conhecido. A cor rosada é variada de impurezas de titânio no material de formação da rocha. Apesar de ser comum raramente essa rocha é encontrada na forma de cristal, porém é moldada como tal e utilizada como simbologia para o amor e para o signo de Touro.
  • Ametista – é o quartzo lilás ou quartzo púrpura. Essa pedra é muito utilizada como ornamento. Segundo a crença popular, essa deve ser utilizada para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. No zodíaco, é representante dos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Sagitário e Aquário.
  • Quartzo Fumado – recebe esse nome por ter uma cor entre castanho e preto, muito parecido com vidro do tipo fumê. Antigamente esse tipo de quartzo era um dos mais preciosos, principalmente na Suíça, hoje ele pertence ao nível médio de cristais e pedras preciosas. É comumente encontrado aqui no Brasil.
  • Quartos Morrion – esse quartzo é o mesmo do tipo fumado com suas características e cores, porém é um cristal opaco.
  • Quartzo Leitoso – popularmente conhecido como “Quartzo de Leite” devido sua cor branca e um brilho um pouco “gorduroso” o que dá a aparência de leite. Ele é bem comum e pode ser encontrado em praticamente todos os lugares.
  • Quartzo Azul – apresenta variedades de tons azulados desde o mais claro até o mais escuro. A cor azul dá-se devido a sua formação a partir do titânio. É uma pedra bastante utilizada em terapias e sessões de energização.
Além desses tipos de cristais de quartzo citados acima, encontramos tantos outros que com suas mais variadas funcionalidades vem ganhando cada vez mais visibilidade.

Quanto Custa Um Cristal De Quartzo

Claro que os valores variam muito de tipo para tipo e também de acordo com a localidade e facilidade a qual esses cristais são encontrados. Essas pedras geralmente são vendidas no peso e você  pode encontrar algumas imitações no mercado por valores bem mais baixos, porém a pedra também apresenta uma qualidade bem inferior.
Uma pedra de cristal de quartzo, sem moldes ou qualquer tipo de ornamento, você encontra por valores mais baixos como 30 a 50 reais cada 100 gramas. As pedras trabalhadas podem ter valores acessíveis a partir de 100 reais ou podem também ter um valor equivalente à uma linda joia, podendo ultrapassar a casa dos 1 mil reais.
Antes de comprar qualquer cristal desse tipo, verifique sempre a procedência e de preferência procure referencias do produto e do vendedor para ter certeza que está adquirindo um produto legitimo  e pelo preço correto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário