Seguidores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Esmeralda>> Familia(s) : berilos, silicatos

Esmeralda

>> Familia(s) : berilos, silicatos
Descobrir em foto :

  • Esmeralda de Muzo na Colombia talha esmeralda
  • Esmeralda de Muzo na Colombia talha gota
  • Esmeralda de Chivor na Colombia
  • Cristal de esmeralda de Coscuez na Colombia
  • Esmeralda trapiche da Colombia
  • Cristal de esmeralda La Pita na Colombia
  • Cristal de esmeralda de Muzo na Colombia
  • Cristal de esmeralda de Swat Paquistão
  • Cristal de esmeralda gema e lapidavel de Muzo na Colombia
  • Libelas com inclusões do tipo 3 fase : liquido/gaz com cristal de sal
Ela é a variedade verde do berilo, a mais preciosa pelo fato de sua cor incomparaval, seu nome vem do grego "smaragdos" derivando de um muito antigo nome semitico significando "brilhar".
Ela é uma das gemas mais procuradas, quando é verde firme e puro.Seu preço pode se igualar e exceder o do diamante.Sua cor é tão bela e unica que a tonalidade "verde esmeralda" se tornou um termo utilisado para caracterizar esta cor, ela devido ao cromo e/ou ao vanadio.Até o principio do século XX°, inumeras pedras verdes eram ainda denominadas "esmeraldas".
Até o século XVI° as esoeraldas de Zabarah, no Egito, conhecidas desde 1500 a.C., e tendo fornecido pedras à Cleopatra, eram as mais reputadas.
Os romanos apreciavam esta gema, "não existe ponto de cor mais agradavel ao olho que a da esperalda" escreveu Pline.
A India explorava também abrigos, daqui em diante esvaziados : Udaipur, Ajmer, Rajgarth, Bhilwara...Esta gema permanece rarissima até à Idade Média pois haviam poucas jazidas.
Foram as descoberdas dos conquistadores que a expandiu na Europa à partir de 1535, apos ter saqueado descaradamente os templos do novo mundo. As esmeraldas partiam dentro de galeões, um destes, naufragado no largoda Florida, continha 25.000 quilates mais um grupo de cristais aglomerados de 24.644 quilates. Em 1993, mergulhadores os encontraram, entre outras, uma pedra de 964 quilates tendo pertencida à Hernan Cortès, de forma prolongada, depassando o tamanho de uma mão aberta, batizada "Rainha Izabelle".
Todas as esmeraldas célebres do Tesoudo do Palacio Topkapi em Istambul são provenientes da Colombia, como as do tesouro do Iran e as do Palacio de armaduras do Kremlin em Moscou.

Local de extração

Produto de cristalização de fluxo magnéticos ou hidrotermais nas rochas metamorficas, ela é encontrada somente nestas rochas pois não existe jazida aluvião pelo fato da fragilidade dos cristais.
A Colombia permanece o principal pais produtor : ela produz as mais belas esmeraldas provenientes de minas na região de Muzo (tendo sido exploradas pelos Incas depois abandonadas e reabertas no século XVII°) e a mina de Chivor onde se encontra raras esmeraldas ditas "trapiches" com um crescimento radial de varios cristais prismaticos. Autras jazidas foram recolocadas em atividade apos algumas décadas.
Um terço das esmeraldas colombianas é de uma qualidade utilizavel em joalheria.
O Brasil (Itabira e Santa Terezinha de Goias) produz esmeraldas mais claras e a rara esmeralda "olho de gato".
São conhecidas jazidas no sul do Zimbabue desde 1955 sobretudo na mina de Sandawana, com seus cristais relativamente pequenos mas de boa qualidade. Na Africa do Sul, as minas de Cobra e de Somerset produzem esmeraldas, mas somente 5% são de qualidade gema. Na Russia, no Oural, foi descoberto um filão em 1930, mas este também esta extinto e os cristais nunca foram de qualidade excepcional. Pode-se acrescentar a Austria : minas do vale de Habach, perto de Salzbourg, que dão amostras para colecionados e não para joalheiros, a Noruega (perto de Eidsvoll, no norte de Oslo), o Gana, a India, Republica de Malgaxe (onde um grupode cristais de 74 kg foi encontrado) o Mala, o Moçambique, a Namibia, o Paquistão, a Tanzânia, o Egito onde as minas provenientes das esmeraldas oferecidas à Cleopatra são apenas lembranças atualmente.Por outro lado, o Afeganistão explora sempre as antigas minas, produção limitada em razão dos meios politico e climatico.

Utilização em joalheria

Ela é uma gema de alto valor comercial, rara e muito procurada. Quando ela é de cor acentuada, é lapidada em degraus, retangularmente, de lado, o que a torna menos vulneravel aos choques : é o que chamamos de "lapidação esmeralda".
Clara e transparente, ela pode ser lapidada em brilhante enquanto que as pedras opacas se tornam cabochões ou bolas para colares. Existem esmeraldas gravadas em entalhes ou em camafeus desde a antiguidade, como aquela que fez gravar Ptolomeu para Cleopatra.
Suas inclusões não são defeitos quando elas são importantes e constituem o que chamamos de "jardins" pois as inclusões se parecem com gramas loucas.
Para mascarar seus defeitos (rachaduras, arranhões abertos...) as esmeraldas são imersas, no local mesmo de sua extração, dentro de oleos especiais ou injetadas resinas artificiais debaixo do vazio.
Muitas caracteristicas da esmeralda variam conforme o lugar de origem da pedra.
A esmeralda é a pedra aniversario do 20° ano de casamento e também do 35°.

Cuidado e precaução no cotidiano

Ela não deve ser exposta em contato com produtos quimicos de limpesa de casa ou solventes (que podem dissolver os oleos dentro das rechaduras) e ela teme o calor que pode provocar une fratura. Jamais coloca-la em contato com agua quente depois fria pois ela teme os "choques térmicos" que podem também provocar uma fratura. E é necessario lava-la rapidamente com agua ligeiramente ensaboada e enxaguar imediatamente unicamente com agua pura sem calcario. Ela é também sensivel aos choques e pressões. Ela é uma belissima gema que necessita da atenção da pessoa que a usa.

Litoterapia cultural e historica

A esmeralda representaria as forças de regeneração sobre todos os planos, simbolizando a esperança, a vitalidade cosmica, a natureza que se desperta na primavera, como escrevia tão bem Hildegard von Bingen, pois ela absorve todo o verde primario da natureza e o cristaliza nela como a matéria da vida.
Ela dissolveria os bloqueios, as tensões, refrescaria nosso ser. Muitos povos a utilizaram por suas possantes vibrações, agindo sobre as doenças oculares (colocava-se, na Antiguidade, pequenas pérolas de esmeralda nos cantos dos olhos para evitar qualquer infecção). Ela foi descrita como um antiséptico util em caso de infecção : talvez se falava do dioptasio com o qual ela era confundida. Era preciso então, beber agua de esmeralda...
Na idade média a foi atribuido virtudes tais como de eliminar verrugas, impedir a queda dos cabelos, proteger contra os venenos; mordidas de cães raivosos e de animais venenosos.
Ela pode ter ações maléficas : Foi suspenso uma no pescoço da virgem de Atocha, em Madrid, pedra que tinha pertencido à inumeras pessoas todas mortas violentamente ou estranhamente, entre outros a infeliz Elizabeth da Austria que foi assassinada, uma princesa espanhola que morrera poucos dias apos tê-la usado.

Imitações e tratamentos

Os dubletes (pedra dupla) não são raros : berilo, ou outra pedra natural de cor palida (quartzo, agua marinha, berilo…), coladas com cimento verde (esmalte). A culatra pode ser também de vidro ou de espinélio sintético.
Sabe-se sintetizar a esmeralda desde o século XIX° e de inumeros procedimentos foram colocados ao ponto durante o século XX°, uma produção destinada ao comercio iniciando nos anos 1950.

Melhoramentos

Sendo admitido que as fissuras da esmeralda podem ser preenchidas de um oleo natural e que este "embelezamento" deve ser reversivel. O fato de preencher as micro-fissuras da pedra lhe da um melhor brilho. Todo colorante verde é proibido como toda resina ou vidro injetado, de uma maneira irreversivel. O certificado da pedra deve mencionar os eventuais tratamentos.

Pedras historicas e legendas

Existem esmeraldas célebres conservadas no British Museum de Londres; na coleção da Rainha da Inglaterra, no Lmuseu de historia natural de Nova York onde estaria exposto "Patricia" um dos maiores cristais conhecidos de 632 quilates, na Russia, no Iram (Tesouro Imperial), na Austria, em Viena no tesouro dos Habsbourg (frasco à unguentos de 12 centimetros de altura pesando 2205 quilates lapidada num so cristal), na Turquia no Palacio Topkapi.
Excepcional é a Lechuga, assim chamada por causa do verde intenso de seus 1486 esperaldas originarias da mina de Muso (Colombia) em forma de gota de oleo e de asas de borboleta, que é considerada como a mais bela peça de comércio de prataria religiosa colonial. Encomendada pmela Companhia Jesus à Bogota entre 1700 e 1707 ao artista Joseph Galez, ela comporta também um topazio do Brasil, 62 pérolas das Caraibas, 168 ametistas indianas, 28 diamantes sul africanos; 13 rubis do Sri Lanka e uma safira de Tailândia.
Legendas : Logo que o arcanjo Lucifer se revoltara contra Deus e foi vencido apos ter combatido São Michel, a enorme e maravilhosa esmeralda que brilhava na sua testa se soltou quando aconteceu sua caida e caiu na Terra. Seria a mesma que foi oferecida mais tarde à rainha de Saba pelo rei Salomão. Ela foi lapidada em forma de calice e Nicodemos a herdou, depois enfim Joseph de Arimathie.
Este vaso sagrado se tornou o Graal que foi levado para a Bretanha, depois perdido, sua procura se tornando missão dos Cavaleiros da Mesa Redonda. A mesa magica segundo a qual estavam gravadas as coordenadas da ciência oculta era uma imensa esmeralda.Ela foi encontrada numa gruta onde estava enterrado Thôt (ou Hermès Trismégiste, quer dizer três vêzes grande) A mumia do deus egipcio mantinha esta mesa na mão quando Sarah a mulher de Abraham entra algum tempo apos o Diluvio, dentro da caverna servindo de sepulcro localizado perto de Hébron, mas outras versões atribuem esta descoberta à Alexandre o Grande.
O que segue não é verdadeiramente legendario : em 9 de março um colono espanhol galopava à perder o fôlego para fugir dos terriveis indios muzos. Como sua armação mancava, ele parou, arriscando a vida, para examinas seus tamancos e descobriu plantado ao meio de um deles uma soberba esmeralda, verde intenso. A novidade foi sensação na região e ele refêz à senso inverso seu percurso para chegar finalmente a um nivel da montanha onde se encontravam as veias de esmeraldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário