domingo, 12 de fevereiro de 2017

Floresta Amazônica, tesouro ameaçado pelo homem

Floresta Amazônica, tesouro ameaçado pelo homem ....A floresta amazônica cobre cerca de 40% do território brasileiro... os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com queimaduras, provocadas pela ação humana... veja um pouco mais sobre a floresta amazônica e os efeitos causados pelo homem.

Amazônia
floresta amazônica cobre cerca de 40% do território brasileiro, como você pode observar no mapa apresentado anteriormente, distribuindo-se por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Amazônia também se estende por outros países da América do Sul: Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Bolívia.
A floresta Amazônica caracteriza-se pela rica biodiversidade vegetal e animal.
A Amazônia abriga cerca de 20% de todas as espécies vivas do planeta. Dentre as plantas podemos citar o cupuaçu, o guaraná, a seringueira (de onde se extrai o látex para fabricação de borracha), palmeiras como o açaí, o tucum e o inajá, espécies de grande porte como a castanheira, a sumaúma (conhecida como “o gigante da Amazônia”) e o Angelim. Dentre os animais podemos citar preguiça-real, macaco-aranha (ou cuatá), macaco-prego, jacaré-açu, muitas espécies de peixes como o pirarucu e o poraquê (peixe-elétrico) e muitas espécies de insetos.

Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com queimaduras, provocadas pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja levada pelas águas das constantes chuvas que caem na região.
O solo é pobre e a camada de húmus é muito fina, sendo rapidamente decomposta por ação de microorganismos, e os nutrientes liberados por esse processo são logo aproveitados pelas plantas. Com isso, a reciclagem da matéria orgânica na região é intensa. Cortada a vegetação nativa, a fina camada de húmus provavelmente esgotará em dois ou três anos, pois não haverá reposição de detritos orgânicos. Pouco a pouco, o solo se tornará nu cada vez mais arenoso. E dificilmente a floresta voltará a ser como é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário