sábado, 11 de fevereiro de 2017

História do Brasil

História do Brasil

Bandeira do Brasil.

Em 1500, uma frota portuguesa aportava em terras tupiniquins, dando início à história do Brasil. Baseada na visão eurocêntrica, a historiografia brasileira abrange os acontecimentos realizados pós-descobrimento, e trata a vida e os costumes dos primeiros habitantes do Brasil do período pré-cabralino, os indígenas, com irrelevância. Diferente da historiografia mundial (que é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), a história do Brasil é dividida em Colônia, Império e República.

O período Colonial abrange do Descobrimento até a chegada da Família Real ao Brasil, período em que a colônia foi preparada para receber a monarquia e boa parte da nobreza portuguesa. O Brasil era uma porção de terras, habitadas por indígenas, negros e alguns europeus. Sua economia era voltada para a produção açucareira, visando a exportação. Quando houve a chegada da Família Real, foram implantados na Colônia um Banco, uma Biblioteca, uma Imprensa Régia e outros órgãos, marcando sua transição para o Período Imperial.

O Brasil Império foi marcado pelas revoltas internas em prol da Independência e da abolição da escravatura. O rei de Portugal, Dom João VI, havia elevado o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. Pressionado pelos portugueses, regressou a sua terra e deixou como príncipe regente, seu filho, Dom Pedro I. O governo do sucessor foi pontuado por constantes conflitos pró-independência. Defensor de práticas ditatoriais, D. Pedro enfrentou diversos movimentos oposicionistas durante seu reinado, até abdicar do trono e deixar como sucessor, seu filho, D. Pedro II. Este, menor de idade, viu seu país ser dirigido por um governo provisório até que, envolvido em um golpe que legitimou sua maioridade precocemente, assumiu o trono. Seu reinado foi marcado pelo fim do regime escravista e declínio do Império, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 1889.

O Período Republicano marcou o início do presidencialismo como forma de governo. Nesse período, o país enfrentou governos militares, ditaduras e a reconquista da democracia. O mundo passou por sérias transformações de âmbito político e social, decorrentes das duas Grandes Guerras, que refletiram no Brasil, ideológica e politicamente. As políticas mundiais de combate ao comunismo influenciaram líderes e momentos. A liberdade de expressão foi cerceada e um período negro foi instaurado em nossa história até 1985, quando o direito à democracia foi reestabelecido.

Por Demercino José Silva Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário