quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Itália diz que 2.500 imigrantes em botes foram resgatados do mar em três dias

Itália diz que 2.500 imigrantes em botes foram resgatados do mar em três dias

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 18:15 BRT
 
]
ROMA (Reuters) - Quase 2.500 imigrantes em botes foram resgatados nos últimos três dias, disse a guarda-costeira italiana nesta quinta-feira, à medida que as chegadas de 2017 já apresentam ritmo bem maior do que o ano recorde de 2016.
Cerca de 1.100 foram retirados de nove embarcações precárias na região da costa da Líbia nesta quinta, afirmou a guarda-costeira, depois que um total de 1.360 foram pegos nos dois dias anteriores.
Desde o início do ano, já houve mais do que 10.700 chegadas pelo mar, declarou o Ministério do Interior nesta quinta, um número um terço maior do que o registrado no mesmo período no ano passado.
"A situação é mais dramática do que nunca”, afirmou Mathilde Auvillain, porta-voz a bordo do Aquarius, um navio de resgate do SOS Mediterrâneo e do Médicos Sem Fronteiras.
No ano passado, um recorde de 181 mil imigrantes alcançaram a Itália com botes, e mais de 5.000 morreram no Mediterrâneo. Desde 2015, mais de um milhão e meio de imigrantes chegaram à Europa.
Para interromper o fluxo, a Itália e a União Europeia prometeram neste mês financiar campos de imigrantes na Líbia administrados pelo governo apoiado pelas Nações Unidas e fornecer equipamentos e treinamento para o combate aos traficantes de pessoas.
(Reportagem de Steve Scherer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário