domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sabia que é possível criar diamantes a partir da manteiga de amendoim?


É Indiscutível o quão belo são os diamantes e a sua capacidade de hipnotizar qualquer apreciador. E não é novidade nenhuma que o ser humano, através de procedimentos complexos e extremamente caros, consegue recriar essa maravilha da natureza. Porém, é difícil acreditar em uma das possíveis matérias-primas utilizadas para criar esse belo item que desperta a atenção de qualquer um: a manteiga de amendoim.
Quem fez essa descoberta foi Dan Frost, um pesquisador que estuda o interior do nosso planeta para entender melhor como ele se comporta. O manto da Terra é um lugar bastante perigoso e que concentra os maiores valores de pressões conhecidos pela humanidade. Em seus experimentos em que tentava simular essas condições, Frost conseguiu criar diamantes utilizando a manteiga de amendoim.

O segredo

“Se nós quisermos entender como a Terra foi formada, então uma das coisas que precisamos entender é do que ela é formada”, conta o pesquisador sobre o que o motiva a pesquisar o manto do nosso planeta. Na realidade, o que o Frost estava tentando fazer era simular as condições extremas encontradas nesses ambientes de alta pressão e acabou descobrindo que era possível “fabricar” diamantes a partir do dióxido e carbono e manteiga de amendoim.
Esses componentes, por assim dizer, eram submetidos a pressões gigantescas (cerca de 1,3 milhões de vezes maiores do que a pressão atmosférica) em duas etapas distintas, tentando simular o que é encontrado no centro da Terra. Além das várias descobertas desses experimentos, o resultado de várias tentativas era o precioso diamante. Ou seja, ainda não é hora de começar a montar o seu estoque de manteiga de amendoim na esperança de que o precesso para tranformá-lo em pedras preciosas seja barateado. Isso, provavelmente, jamais vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário