segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Tartarugas são lentas porque não precisam ser rápidas

 Tartarugas são lentas porque não precisam ser rápidas

O RankBrasil destaca os recordes de maior quelônio de água doce do país e maior soltura de filhotes à natureza



CURIOSIDADE – Tartarugas são lentas porque não precisam ser rápidas
Tartarugas não precisam ser rápidas devido ao casco que oferece proteção / Foto: Depositphotos.com[benjaminet]
As tartarugas são lentas simplesmente porque não precisam ser rápidas. Elas não têm a necessidade de andar em velocidade uma vez que seu casco oferece proteção bastante segura contra os predadores.
Este casco é tão eficiente que os animais sobreviveram até ao cataclismo que extinguiu os dinossauros há cerca de 200 milhões de anos.
As espécies terrestres, conhecidas como jabutis, estão entre as mais vagarosos do planeta. A tartaruga do pântano americana (Clemmys muhlenbergii), por exemplo, leva um dia inteiro para percorrer 17 metros.
A temperatura também influi no ritmo do animal, ficando mais lento no inverno e chegando até a hibernar. Já as aquáticas conseguem desenvolver uma velocidade razoável. A verde (Chelonia mydas) é capaz de nadar até 20 quilômetros por hora.
Recordes relacionados
O RankBrasil destaca o recorde de Maior quelônio de água doce do país, que pertence à tartaruga-da-amazônia. Na fase adulta, ela pode chegar a medir 1,5 m de comprimento e 60 cm de largura, e pesar até 60 Kg.

Outra marca relacionada é a Maior soltura de filhotes de tartarugas à natureza. O título é da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale – RO), com projeto que devolveu ao meio ambiente 1,83 milhão de animais.
Fontes: Mundo Estranho e Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário