terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Vale deve registrar 4º lucro trimestral seguido, apontam analistas

Vale deve registrar 4º lucro trimestral seguido, apontam analistas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 19:15 BR]
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale, maior produtora global de minério de ferro, deverá reportar na próxima quinta-feira um forte resultado nos últimos três meses do ano passado, marcando seu quarto lucro líquido trimestral consecutivo, principalmente devido à recuperação dos preços da sua principal commodity.
O lucro, entretanto, será afetado por uma baixa contábil de pelo menos 1,2 bilhão de dólares, já informada anteriormente pela empresa, pela venda de ativos de fertilizantes e uma reavaliação dos preços de metais básicos.
Mesmo assim, a empresa deverá registrar lucro líquido de 1,836 bilhão de dólares no quarto trimestre de 2016, ante prejuízo de 8,569 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Reuters com oito casas de análise.
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado no quarto trimestre deverá somar 4,392 bilhões de dólares, segundo uma média de 11 estimativas de analistas, alta substancial ante os 1,391 bilhão de dólares registrado um ano antes.
"Esperamos fortes resultados impulsionados por preços mais elevados para essencialmente todas as principais commodities da empresa", afirmou o Credit Suisse, em um relatório.
Segundo cálculos do Bradesco, os preços do minério de ferro tiveram alta de 20 por cento no quarto trimestre ante os três meses anteriores, juntamente com avanço dos preços do níquel (+5,5 por cento) e do cobre (+10 por cento).
Para o banco, a Vale deverá reportar o maior Ebitda trimestral desde o quatro trimestre de 2013, quando o indicador apontou 6,6 bilhões de dólares e os preços do minério de ferro estavam em média em 135 dólares por tonelada.
"A Vale irá relatar um trimestre impressionante, o negócio de minério de ferro permanece com destaque positivo", afirmaram Thiago Lofiego e Arthur Suelotto, analistas do Bradesco, em um relatório enviado a clientes.
Também contribuiu para o resultado a forte produção da Vale, segundo analistas de mercado.
No quarto trimestre, a mineradora produziu de 92,39 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 4,5 por cento ante o mesmo período do ano anterior.
"O volume de vendas de minério de ferro atingiu 95 milhões de toneladas (+9 por cento ante o trimestre anterior) e os preços realizados de finos alcançaram 66,2 dólares/t (ante 50,9 dólares/t no trimestre anterior)", disse o Itaú, em relatório.
A receita líquida no quarto trimestre de 2015 deverá ser de 8,973 bilhões de dólares, alta de 52 por cento ante o mesmo período do ano passado, segundo a média dos analistas.
A Vale divulgará os resultados do quarto trimestre na quinta-feira, antes da abertura do mercado no Brasil.
(Por Marta Nogueira; reportagem adicional de Paula Laier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário