quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Vale ganha R$ 11,4 bi em valor de mercado em apenas um dia


Vale ganha R$ 11,4 bi em valor de mercado em apenas um dia

 A Vale ganhou 11,4 bilhões de reais em valor de mercado apenas no pregão de ontem (20), após anunciar um acordo de acionistas que deve pulverizar o comando da empresa. A mudança mexeu com o ânimo dos investidores e fez com que as ações ordinárias e preferenciais da mineradora atingissem as máximas desde o começo de 2013 e terminassem a sessão em alta de pouco mais de 6%.
No final do dia, o valor de mercado da Vale na Bolsa chegou a 183,4 bilhões de reais, ante os 171,9 bilhões de reais registrados na última sexta-feira (17). Os números são da consultoria Economatica. Hoje, os papéis da mineradora começaram o dia em alta, mas aos poucos foram perdendo força. Por volta das 16h, as ações ordinárias caíam 2,5% e eram cotadas a 35,51 reais cada uma. Já as preferenciais classe A caíam cerca de 1,7%, sendo negociadas a 33,65 reais.
De acordo com a proposta dos acionistas, que ainda será submetida à aprovação de órgãos societários, as ações preferenciais classe A da Vale serão convertidas em ordinárias (que dão direito a voto). A companhia também deverá migrar para o segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, que tem regras mais rígidas de governança corporativa.

Bradespar

A Bradespar, holding que aplica a maior parte do capital na Vale, também viu seu valor de mercado e suas ações dispararem com o anúncio do acordo. A companhia terminou a segunda-feira valendo 8,75 bilhões de reais — 1,35 bilhão de reais a mais do que o registrado no pregão anterior. Ontem, os papéis preferenciais da Bradespar chegaram a subir mais de 20% e terminaram a sessão com ganhos de 16,6%. Na sessão de hoje, as ações caíam cerca de 3% por volta das 16h e eram cotadas por quase 26 reais.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário