quarta-feira, 29 de março de 2017

A cidade de Peixoto de Azevedo - garimpo de ouro na década de 70/80

A cidade de Peixoto de Azevedo - garimpo de ouro na década de 70/80
A cidade de Peixoto de Azevedo tem uma população estimada em 2014 de 32.464 habitantes, sendo sua área territorial de 14.257,800 (km²). Fica distante da capital Cuiabá 698 km.
A célebre corrida em busca do ouro na década de 70 foi o início da história de Peixoto de Azevedo. O nome do município denominou-se do Rio que banha seu território, que por sua vez, recebeu o nome em homenagem ao tenente de milícias Antônio Peixoto de Azevedo, que no ano de 1819, comandou uma expedição que deu nome ao rios Arinos, Teles Pires e Rio Sangue.
No ano de 1979, grandes quantias de ouro são descobertos no local e a notícia se espalha tão rapidamente que chegam ao território, milhares de pessoas de diversas regiões, principalmente do Norte e Nordeste, em busca do enriquecimento rápido, do lendário "bamburro", provocando uma "corrida do ouro". Também muitos colonos recém-chegados dos Estados do Sul, trazidos pelas colonizações públicas ou privadas, para os projetos de assentamentos agrícolas, tornaram-se garimpeiros.
Nasceu um povoado no local onde hoje é a Rua do Comércio, expandiu-se e formou um grande aglomerado urbano, possibilitando elevar o povoado à condição de distrito, vinculado ao município de Colíder, na data de 16 de Dezembro de 1981 através da Lei nº 4389. A instalação oficial do Distrito somente aconteceu , na data de 15 de Fevereiro de 1982. Sua emancipação político e administrativo ocorreu no dia 13 de Maio de 1986 através da Lei nº 4.999. A implantação do Município ocorreu no dia 1º de Janeiro de 1987.
Sua economia. O ouro, longe do que era na década de 80, ainda responde com uma parcela significativa no giro financeiro da cidade. A cada ano aumenta a área cultivada e o número de pessoas que passam a investir no campo. A pecuária também tem participação importante no contexto econômico peixotense. Hoje o comércio local é composto por centenas de estabelecimentos que oferecem praticamente de tudo. A criação de frangos, a pesca, a produção de farinha, criação de codornas, as pequenas indústrias artesanais e as fábricas de móveis são outras áreas importantes de sua economia.




Mapa de localização do município de Peixoto de Azevedo.

Agencia do INSS na cidade de Peixoto de Azevedo.

Garimpo de ouro no municipio de Peixoto de Azevedo

Gemas de ouro bruto extraído das minas e garimpos no município de Peixoto de Azevedo.

Dança dos índios Kaiapó da aldeia Metuktire, região de Peixoto de Azevedo, em comemoraram o dia do índio, sábado, 19 de abril. Foto: Ednilson Aguiar.

Um comentário:

  1. ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim nos colocamos a disposição para te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor. Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.

    ResponderExcluir