terça-feira, 28 de março de 2017

A Esmeralda é gema mais nobre do grupo do mineral berilo



A Esmeralda é gema mais nobre do grupo do mineral berilo. É altamente apreciada como gema e a mais valiosa do mundo, perdendo algum desse valor freqüentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, porém são essas inclusões que podem determinar se a gema é verdadeira.

Curiosidades sobre a esmeralda

Esmeralda é a deusa sagrada dos incas, a pedra era dada as jovens como amuleto de proteção na hora do parto. Em Roma, é associada a deusa das florestas Diana. Para os egipcios, a esmeralda era o talismã da fertilidade e do renascimento.

Uma das peça mais fabulosas de esmeralda é um pequeno frasco de unção, de 12 cm de altura e 2.205 quilates, talhado de um único cristal de esmeralda, pertencente às joias da Câmara do Tesouro de Viena.
Uma esmeralda plana e lisa era usada como monóculo pelo imperador romano Nero para assistir a luta dos gladiadores e ha uma esmeralda no alto da tiara do Papa.
É a pedra de Vênus, favorecendo projetos amorosos, considerada tambem a pedra da castidade, diz a lenda que se estilhaça se a mulher cometer pecado.


As maiores jazidas do mundo estão na Colombia, e possui esmeraldas de qualidade muito fina.
Apesar da elevada dureza, na escala de Mohs fica entre 7.5 e 8.0 pontos, pode quebrar com facilidade, possui inclusões, um dos fatores que determinam seu valor comercial e grau de pureza, mas a presença de tais inclusões servem como prova de sua veracidade.

Uma esmeralda com boa transparência, forte coloração verde e níveis baixos de inclusões, devido a qualidade, pureza e raridade alcançam alto valor no mercado joalheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário