segunda-feira, 6 de março de 2017

Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Ermírio de Moraes

Empresário brasileiro

Biografia de Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) foi um empresário, industrial e engenheiro brasileiro. Foi Presidente e Membro do Conselho de Administração do Grupo Votorantim, um dos maiores grupos empresariais do país.
Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) nasceu em São Paulo, no dia 4 de junho de 1928. Filho dos pernambucanos José Ermírio de Morais e Helena de Morais e neto do imigrante português Antônio Pereira Inácio. Estudou no colégio Rio Branco e no Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, onde formou-se Engenheiro Metalúrgico, em 1949. Foi casado com Maria Regina com quem teve nove filhos.
Antônio Ermírio de Moraes foi membro de diversas organizações beneficentes, entre elas, a Associação Cruz Verde de São Paulo, a Fundação Antônio Prudente e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, da qual foi presidente, em caráter filantrópico, de 1971 a 2008. Foi também presidente do Hospital São José do Paraíso.
A Votorantim, fundada em 1918, por seu avô materno, originalmente uma indústria têxtil, cresceu e se diversificou na gestão de seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Morais. Sob o comando de Antônio Ermírio e seu irmão mais velho José Ermírio, o Grupo Votorantim tornou-se um dos maiores conglomerados do mundo. O marco da expansão foi a fundação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em 1955, a primeira processadora desse metal no país.
A presidência do grupo foi assumida por Antônio Ermírio em 1973, depois da morte do pai. Além do alumínio, o grupo atua nas áreas de cimento, celulose, zinco, aço e suco de laranja. Antônio Ermírio possuía também o Banco Votorantim e a BV Financeira, que já recebeu por três anos consecutivos o prêmio de melhor financeira do país, pela revista Exame.
Em 1986, Antônio Ermírio candidatou-se ao governo do Estado de São Paulo mas, ficou em segundo lugar, perdendo para Orestes Quércia. Em 1974 recebeu o Prêmio Engenheiro do Ano.
Antônio Ermírio de Moraes escreveu artigos que foram publicados em jornais e revistas nacionais. Foi membro da Academia Paulista de Letras. Escreveu três peças teatrais, focalizando problemas brasileiros, "Brasil S.A.", que tratava do mundo empresarial, a SOS Brasil, sobre a saúde pública e Acorda Brasil, sobre educação, encenadas em várias cidades. Trabalhava de segunda a sexta em seu escritório em São Paulo e era conhecido por ser uma pessoa simples que não gostava de ostentação.
Em 2008, Antônio Ermírio afastou-se do dia a dia da Votorantim, por questões de saúde. Em 2006, havia sido diagnosticado com Alzheimer e hidrocefalia.
Antônio Ermírio de Moraes faleceu em São Paulo, de insuficiência cardíaca, no dia 24 de agosto de 2014.

Um comentário:

  1. Um homem de personalidade marcante e pulso firme,arrojado no empreendedorismo

    ResponderExcluir