terça-feira, 14 de março de 2017

As pedras preciosas do Brasil: Rubelita

As pedras preciosas do Brasil: Rubelita

rubelita-pedra

As pedras preciosas do Brasil: Rubelita

As pedras preciosas possuem beleza singular. Não é à toa que elas servem de matéria-prima para a confecção de lindas joias. A variedade de cores, brilho e formato das pedras é enorme e, no Brasil, é possível encontrar diferentes gemas. Uma das mais exuberantes e encantadoras é á rubelita, pedra que alia imponência, delicadeza e sensualidade.
A rubelita atualmente é a queridinha do mundo, sendo mais valorizada até do que o rubi natural. A pedra está tão em evidência que, na última edição do Festival de Cannes, a atriz espanhola Blanca Suarez usou brincos com detalhes de rubelita. A bela atriz queniana Lupita Nyong’o também brilhou no evento usando joias com essa pedra preciosa.
brincos-cannes

Quer saber mais sobre essa pedra que tem conquistado famosas no mundo inteiro? Então continue lendo o nosso artigo e descubra tudo sobre as rubelitas na nossa série “As pedras do Brasil”!

O que é rubelita?

rubelita-gema
As rubelitas são pedras preciosas da família das turmalinas. As turmalinas são encontradas na natureza em várias tonalidades e a maioria é nomeada com a cor correspondente. Existe a turmalina verde, a azul, a amarela etc. No entanto, alguns exemplares possuem nomes especiais, como por exemplo, as rubelitas. Elas são gemas de tons que variam do rosa alaranjado até o vermelho intenso. Vale ressaltar que o nome rubelita vem do latim rubelluse significa, justamente, avermelhado.

Onde as rubelitas são encontradas?

As rubelitas não estão presentes em todas as partes do mundo, mas alguns países possuem esse privilégio. As gemas tradicionais, de nuances clássicas de rosa e vermelho, são encontradas principalmente em Moçambique, no Paquistão, na Nigéria, em Madagascar e, é claro, no Brasil. Além disso, as rubelitas em tom de rosa choque são achadas em minas norte-americanas.

Como a rubelita se comporta diante da luz natural e artificial?

rubelita-lapidada
Nem toda turmalina vermelha ou rosa pode ser chamada de rubelita. Se a pedra for exposta à iluminação solar ou à luz artificial e acabar apresentando manchas, distorção no brilho e na nuance, a pedra deve ser classificada como turmalina rosa ou vermelha, conforme sua cor. Porém, se a gema não demonstrar nenhuma alteração, se trata de uma rubelita. Em outras palavras, as rubelitas autênticas brilham a qualquer hora, em qualquer circunstância e sob qualquer tipo de iluminação.

Qual o valor social da rubelita?

rubelita-vivi
A rubelita é uma das pedras mais apreciadas por mulheres elegantes e homens que gostam de presentear. Por conta de sua cor, essa gema é sedutora e exerce um grande fascínio sobre os casais apaixonados. De brilho intenso e tonalidade envolvente, a beleza das rubelitas fica ainda mais destacada quando a joia tem detalhes em ouro amarelo ou ouro branco. A peça também pode ser complementada com diamantes

Como usar as rubelitas?

rubelita-joia
Pingentesbrincos e anéis de rubelita complementam qualquer produção. A cor rosada/avermelhada acende roupas sóbrias, em tons de preto, branco, nude ou bege, mas as possibilidades de combinação não param por aí! Elas podem fazer um contraponto com outras cores fortes, como verde, azul e amarelo. Rubelitas também caem bem com peças estampadas, desde que as cores da estampa dialoguem e harmonizem com o tom da pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário