quinta-feira, 30 de março de 2017

Cobrança de Royalties dos minérios deve dobrar, diz ministro

Cobrança de Royalties dos minérios deve dobrar, diz ministro


O governo deve dobrar a arrecadação com as compensações financeiras cobradas da produção da mineração, diz Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia. No ano passado, esse valor ficou em cerca de R$ 1,8 bilhão, ou 2,02% da receita líquida das empresas do setor. ”Algumas alíquotas terão aumento, e outras, redução. Agregados como brita e areia, que são usados na construção civil, pagarão menos.”
A arrecadação com o minério de ferro vai passar pelas principais mudanças. Uma delas, segundo o ministro, é a base de cálculo. Hoje, a compensação financeira é calculada em cima da receita líquida. Ela passará a incidir sobre a bruta. A outra é o aumento da alíquota: ela passará da faixa de 2% para 4% –ela vai flutuar de acordo com o preço da commodity. O argumento do ministro é que outros países mineradores, como a África do Sul, cobram royalties maiores.
A indústria está alinhada com o ministério até agora, afirma, mas é contra essas alterações, afirma Walter Alvarenga, presidente do Ibram (instituto de mineração). O produto brasileiro vai perder competitividade com a medida, porque outros produtores do minério estão próximos do grande consumidor, a China, diz ele. ”A pauta dos bens minerais segura boa parte da balança comercial. Vão querer dar porrada na galinha dos ovos de ouro?”, questiona.
Fonte: Folha de S. Paulo

   

Um comentário:

  1. ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim nos colocamos a disposição para te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor. Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.

    ResponderExcluir