terça-feira, 14 de março de 2017

Esmeraldas

Esmeraldas







A esmeralda, cuja fórmula química é BE3 AL2(SiO3)6 é um ciclosilicato de alumínio e berilo e constitui a variedade gemológica mais importante da família dos berilos.



É uma gema alocromática, a sua cor verde esmeralda nasce de uma composição de tons fantásticos definidos por três elementos cromóforos que existem sob a forma de impurezas os quais são o cromo, elemento químico de símbolo CR, o vanádio de símbolo químico V, e por último o ferro férrico, FE3(o átomo perdeu aqui três electrões).


Cristaliza no sistema hexagonal sob a forma de prismas hexagonais terminados em pinacóides(forma definida por 2 faces paralelas e opostas relativamente a um centro ou plano), também em combinações de prismas e bipirâmides hexagonais ou ainda com hábito tabular.


A esmeralda é uma das pedras preciosas mais imitadas. Para detectar as diversas imitações, desde o triplet de berilo incolor com cola verde ao meio, às sintéticas de Chathan ou às esmeraldas hidrotermais de recobrimento, somos obrigados a um estudo do seu interior que só um laboratório bem apetrechado e um conhecimento profundo permitem.


Pedra preciosíssima, a e
smeralda está desde sempre ligada aos sentimentos mais íntimos e nobres da Humanidade - o Amor, a Paz e a Amizade.


Gema importante, desde a Antiguidade, foi escolhida pelo Profeta Moisés como uma das 12 pedras preciosas que simbolizavam, no peitoral de Aaron(executado em ouro maciço e cravejado de pedras preciosas), cada uma das tribos de Israel.


Cleópatra elegeu também a esmeralda, usada em Roma como pedra do amor nos grandiosos festejos da deusa Vénus, enfeitando-se com as belíssimas esmeraldas extraídas das famosas Minas do Alto Egipto, hoje já esgotadas. Também na Europa, na Idade Média, a esmeralda esteve ligada aos mais poderosos, sendo por vezes um símbolo do poder como é exemplo o excepcional anel de esmeraldas de Henrique II da Irlanda que o distinguia como soberano.









No Brasil, que é o maior produtor mundial destas preciosas gemas,Com a mina da Carnaíba, Bahia e Nova Era MG e  foram descobertas há relativamente pouco tempo, em Santa Teresinha de Góias, jazidas de esmeraldas de saturação e pureza apreciáveis.


A sua dureza na escala de Mohs varia entre sete e sete e meio, mas a esmeralda torna-se frágil devido à sua estrutura interna, pois a cristalização deste mineral dá-se nas fases pneumatolíticas e hidrotermal com bastantes fissuras que quando cicatrizam, e contêm líquidos, são conhecidas com o nome de "jardins".


A esmeralda está sujeita, como muitas outras gemas naturais a "tratamentos" que tendem a melhorar a cor e o aspecto, sendo os mais comuns as impregnações ou ainda, através de tingimentos e fundos coloreados.


Os poderes curativos e a magia da cor da esmeralda tornam-na, sem dúvida, uma das pedras preciosas mais femininas e belas do mundo, que vale por si só uma visita ao British Museum of Natural History, em Londres, ou ao American Museum of Natural History, em Nova Iorque, onde se encontram algumas das mais belas esmeraldas do mundo. O famoso Tesouro do Estado Russo pode agora fazer parte deste percurso iniciático que não deve ignorar a Câmara do Tesouro de Viena onde se encontra o extraordinário frasco de unção, talhado num único cristal de esmeralda que tem cerca de 2.205 ct.


Existem, no entanto, esmeraldas maiores; o Monte Verde, considerado o maior cristal do mundo, pesa 2.650 ct. Porém a mais bela e famosa, o maior milagre da natureza, é um magnífico cristal não talhado, com 1.383.95 ct, procedente da mina de Muzo na Colômbia e oferecido ao duque de Devonshire por D. Pedro de Portugal, último Imperador do Brasil.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário