domingo, 5 de março de 2017

GEMAS IRRADIADAS: PROCESSOS

GEMAS IRRADIADAS:
PROCESSOS




Resultado das maravilhas do mundo moderno, o melhoramento de cor pedras preciosas pela radiação está revolucionando o comércio de gemas e beneficiando cada vez mais indústria joalheira mundial. Gemas naturais incolores ou levemente coloridas, tais como topázios, quartzos, berilos, turmalinas, espodumênios e diamantes têm agora suas cores melhoradas por esta tecnologia.A qualidade e seriedade do melhoramento, a estabilidade da cor resultante, preços mais convidativos, variedade de cores e tons resultantes e, principalmente, a aceitação nacional e internacional estão fazendo a diferença por esta nova escolha.
O Brasil que, desde longa data, figura no cenário mundial como um dos maiores produtores de pedras preciosas, passa a figurar também como um dos principais produtores de materiais gemológicos beneficiáveis pela radiação, com destaque para a Província Pegmatítica Oriental Brasileira (Norte de Minas Gerais), Espirito Santo, Goiás, Bahia, Pará e Rondônia.
O melhoramento de cor de pedras preciosas com uso de radiação é parte integrante dos diferentes usos pacíficos da energia nuclear na indústria. Sua aceitação, regulamentação e benefícios já são assuntos amplamente discutidos.

Embora os cientistas saibam desde o começo do século XX que a radiação afeta a cor de pedras preciosas, foi somente na década de 80 que várias tecnologias foram desenvolvidas visando este novo nicho de mercado. Assim sendo, gemas naturais incolores ou levemente coloridas oriundas de lavras, minas e áreas de garimpo do mundo inteiro podem agora ter suas cores melhoradas por tais processos. São eles:

Radiação Gama - usa como fonte da radiação o Cobalto-60. As principais gemas melhoradas em sua cor por este processo são: quartzos incolores naturais (cristais) que passam para quartzos verdes (olive, green- gold, prasiolita), ametistas, citrinos laranja, laranja amarronzados, amarelos, quartzo fumê e morion, berilos incolores (goshenitas) que passam a morganitas, berilo verde, e heliodoro, espodumênios - principalmente kunzita que tem seu róseo intensificado, topázios incolores que passam a topázios azuis e turmalinas de cor rosa e vermelha que têm suas cores acentuadas.
Acelerador de elétrons - um acelerador linear, ou "linac" como é comumente conhecido, é uma espécie de "arma" que dispara elétrons. As principais gemas tratadas por este processo são: topázios incolores naturais que passam a topázios azuis conhecidos como sky blue, swiss blue, baby blue e electra blue, berilos incolores naturais que passar a berilos verdes e amarelos, e diamantes incolores naturais que passam a diamantes coloridos.

Reator Nuclear - usa neutrons como fonte da radiação. As principais gemas tratadas por este processo são os topázios incolores naturais, que passam a topázios azuis do tipo london blue e diamantes incolores naturais, que passam a coloridos.

Lápis de Cobalto 60 - Radiação Gama (Embrarad)

Acelerador de Elétrons

Reator nuclear Trigga

Nenhum comentário:

Postar um comentário