terça-feira, 7 de março de 2017

GEMAS IRRADIADAS: QUARTZO

GEMAS IRRADIADAS:
QUARTZO





Os resultados da radiação gama (Cobalto-60) aplicada em quartzos incolores estão levando produtores de gemas do norte de Minas Gerais-Brasil e de outras regiões do Brasil e do mundo a testar cada pedaço de quartzo incolor para ver se o mesmo muda de cor.
Variedade comerciais de quartzo, tais como green-gold, lemon, olive, prasiolita, ametistas, citrinos amarelos e laranja, ametista rose de france, quartzo fumê e morion - produzidos pela radiação gama aplicada em quartzo incolor natural - estão sendo cada vez mais observados em joalherias do mundo inteiro.
O quartzo irradiado é uma excelente opção para quem trabalha com produção de jóias em série e que visa a exportação em larga escala, pois o mesmo pode ser conseguido em grandes quantidades e por preços mais acessíveis, além de permitir a ousadia do designer em criar peças com pedras de tamanhos mais acentuados e com disponibilidade de combinação de diferentes cores e tons.
  
O know-how da irradiação comercial aplicada em quartzo incolor desenvolvido pela Empresa Brasileira de Radiações - EMBRARAD é considerado o melhor do mundo, devido às diferentes variedades alcançadas com o método
Figura 1- Quartzo green gold nas jóias com design de Chis Lanza
Figura 2- Quartzo conhaque na jóia com design de Rodrigo Robson, Luciana Curci e Vanessa Broglio
(peça vencedora do 2º prêmio EMBRARAD de Design de Jóias)
Figura 3- Quartzo Rose de France na jóia com design de Valéria Sá
Fotos: Almir Pastore

Nenhum comentário:

Postar um comentário