terça-feira, 14 de março de 2017

O ciclo do petróleo no Brasil

O ciclo do petróleo no Brasil

PETRÓLEO

A história do petróleo no Brasil teve inicio no século XIX quanto começaram as primeiras buscas por esse minério.

petroleo
As primeiras buscas por petróleo no Brasil tiveram início no final do século XIX, começando assim o ciclo do petróleo. Foi no município de Bofete, estado de São Paulo, que os primeiros vestígios de petróleo foram enconados, porém, a extração do recurso encontrado era inviável.
Em 1939, o Brasil encontrou a primeira jazida de petróleo economicamente viável, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, de lá foi possível extrair uma petróleo de boa qualidade e propício à comercialização.
Alguns anos depois, mais precisamente em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas, foi criada a que seria uma das estatais mais promissoras do mundo, a Petrobras. Com isso, a produção aumentou mais e mais e novas fontes foram encontradas.
O petróleo é importantíssimo nas nossas vidas por ser o nosso principal combustível, além de ser utilizado na fabricação de diversos produtos. O Brasil alcançou a autossuficiência em 2007, isso significa que o país não precisa mais importar o petróleo dos países do Oriente Médio, pois ele produz o suficiente para o abastecimento interno. Atualmente, o Brasil produz cerca de 2,3 milhões de barris por dia, e consome aproximadamente 2.2 barris diários.
Grande parte das jazidas brasileiras, se encontram em locais que apresentam rochas sedimentares, mas é do oceano que vem a maior parte da produção.
O petróleo passa por diversas etapas para que possamos obter seus subprodutos. Após ser extraído do subsolo, o petróleo é enviado até as refinarias, que transformam o minério bruto em combustível, matéria-prima e subprodutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário