terça-feira, 14 de março de 2017

Perfil do trader de sucesso

Perfil do trader de sucesso

Operar na bolsa é como qualquer outra tarefa na vida. Precisamos amar o que fazemos, se preparando e se aprimorando continuamente. Precisamos executar, analisar, corrigir e executar novamente, buscar ser o melhor possível.
Quais são as virtudes de uma pessoa bem sucedida? Seja ela quem for, um parente, um executivo, um atleta ou um músico, um trader de sucesso precisa ter um perfil similar. As principais virtudes de um trader de sucesso são: confiança, prudência, disciplina, paciência, simplicidade e humildade. O trader confiante acredita em seu sucesso. Ele precisa ter confiança de que as probabilidades do mercado estão a seu favor. Ele mantém, contudo, sua confiança num nível saudável, evitando excesso de confiança com uma dose saudável de humildade. Um trader de sucesso também precisa tomar decisões e ações prudentes para evitar os perigos e aumentar suas chances de sucesso no longo prazo. Adiciona-se a essas qualidades a disciplina. Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício em acreditar, pensar e executar na mesma maneira. Isso requer bastante disciplina em todos os aspectos operacionais.

Disciplina

Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. O mercado é um ambiente caótico. Para ganhar, o trader precisa ter uma perspectiva sólida e consistente. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício em acreditar, pensar e executar na mesma maneira, sempre. Isso requer bastante disciplina em todos os aspectos operacionais.

Aplicar o dinheiro que não se pode perder

A maioria dos operadores tem uma pequena compreensão a respeito da matemática do mercado ou da gestão de risco de capital. Eles arriscam muito, acima de suas possibilidades, o que aumenta bastante as chances de perderem o dinheiro que não poderiam arriscar.
Assim, alguns operadores deixam o mercado antes mesmo de terem a oportunidade de aprender. Colocam em risco muito mais do que poderiam e acabam por comprometer, mais do que a sua conta bancária, mas a sua própria integridade psicológica. 
Seria importante que os traders pudessem começar a operar, destinando uma quantidade de capital que não comprometesse a sua vida econômica diária.
Vale lembrar que operar no mercado financeiro tem um custo associado e inerente a própria atividade, como a corretagem e o processo de aprendizagem inicial. Colocar em risco capital que não se pode perder é um dos caminhos mais rápidos para se machucar profundamente.


Um comentário: