domingo, 5 de março de 2017

Roberto Marinho

Roberto Marinho 


A partir do jornal O Globo, fundado por seu pai em 1925, o jornalista e empresário Roberto Marinho construiu um império na área de comunicações, que inclui uma das maiores emissoras de televisão do mundo, a Rede Globo de Televisão.
Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro RJ, em 3 de dezembro de 1904. Filho do jornalista Irineu Marinho, iniciou seus estudos em escolas públicas, mas freqüentou também a Escola Profissional Sousa Aguiar e os colégios Anglo-Brasileiro, Paula Freitas e Aldridge. Começou no jornalismo aos 21 anos, ao lado do pai, que morreu poucos dias após fundar O Globo. Roberto Marinho assumiu a direção do jornal em 1931, época em que acumulava as funções de redator-chefe, secretário e chefe do copy desk.
Depois de fundar a Rádio Globo, obteve do presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, a concessão para operar um canal de televisão, que começou a operar em 1965. Suas mais de cem empresas operam em ramos que vão desde as telecomunicações até a fabricação de alimentos. Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário